O que e Sarcocystis SPP?

O que é Sarcocystis SPP?

O protozoário do gênero Sarcocystis spp. é um parasita intracelular obrigatório, sendo importante principalmente em animais de produção, devido o seu ciclo de vida estar diretamente relacionado com o consumo da carne destes animais (Dubey & Lindsay 2006. 2006.

Como é realizado o diagnóstico de Sarcocistose?

O diagnóstico da sarcocistose comumente se dá por meio da demonstração histológica de esquizontes nos vasos sanguíneos e órgãos e da presença de cistos nos músculos à necropsia ou biopsia. Muitas vezes essas técnicas não são eficazes para a diferenciação da espécie de Sarcocystis presente em seu hospedeiro.

Quais os sintomas o paciente pode apresentar ao se infectar com o Sarcocisto do Sarcocystis hominis?

O protozoário causa infecções intestinais ou/e musculares. Geralmente é assintomático, mas podem ser encontradas no músculo esquelético e cardíaco humano causando sintomas como febre, anorexia, prostração, palidez das mucosas, corrimento nasal e ocular, dispneia, salivação e podem ser fatais.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a funcao dos pulmões no sistema respiratorio?

O que são cistos teciduais?

O cisto tecidual fica localizado nos músculos esqueléticos e cardíacos do hospedeiro intermediário. O interior dos cistos é dividido por delgados septos denominados cistozoítos, sendo que uns são redondos (metrócitos) e outros possuem forma de banana (bradizoítos).

Qual o nome da patologia causada por este protozoário sarcocystis hominis?

Este protozoário desencadeia uma doença chamada de Sarcocistose, que leva a sintomas como febre, anorexia, prostração, palidez das mucosas, corrimento nasal e ocular, dispnéia, salivação, podendo causar a morte.

Quais profilaxias para o paciente com sarcocystis hominis?

As medidas a serem adotadas incluem: não ingerir carne crua do hospedeiro intermediário; não deixar carcaças de animais abatidos no campo, evitando que sejam consumidas pelos cães; esclarecer aos habitantes rurais sobre esta enfermidade.

Qual forma do Toxoplasma gondii está presente formando cistos teciduais?

Os taquizoítos liberados migram e afetam vários órgãos do indivíduo. Quando o hospedeiro intermediário começa a desenvolver imunidade, observa-se a transformação dos taquizoítos em bradizoítos, os quais apresentarão divisão mais lenta e formarão cistos teciduais.

LEIA TAMBÉM:   Como saber se sou Elegivel para imigrar para o Canada?

Como são formados os oocistos?

A formação de oocistos ocorre mediante reprodução sexuada ou ciclo enteroepitelial exclusivo de gatos domésticos e outros felídeos, nos quais se observam (no epitélio intestinal, mais precisamente na região jejunoileal do intestino delgado) os processos de esquizogonia, gametogonia e esporogonia (Hill & Dubey, 2002; …

Quais as profilaxias que você como médico indicaria para seu paciente com Sarcocistose?

A profilaxia da sarcocistose consiste em medidas preventivas como, não ingerir carne crua, não deixar carcaças de animais abatidos no campo, além do esclarecimento dos habitantes rurais sobre esta doença. A profilaxia é importante, visto que não existe tratamento eficaz.