O que é risco ruído?

O termo ruído, no senso comum, significa barulho, som ou poluição sonora não desejada. Segundo o dicionário, ruído é o som ou conjunto de sons desagradáveis ao ouvido. Justamente por esse motivo, o ruído é considerado um risco quando tratamos de Segurança no Trabalho: risco físico ruído.

Qual a relação do ruído com a saúde ocupacional?

A exposição ao ruído pode ocasionar efeitos à saúde como estresse, irritabilidade, hipertensão arterial e pode estar associado a outras situações de risco.

O que é risco relacionado ao trabalho ou risco ocupacional?

Os riscos ocupacionais são os riscos de acidentes aos quais os trabalhadores estão sujeitos em um ambiente de trabalho. Esses riscos estão associados a ruídos, vibrações, gases, vapores, iluminação inadequada, presença de máquinas, calor, dentre várias outras possibilidades.

LEIA TAMBÉM:   Como funciona o poder legislativo?

Quais são as doenças ocupacionais relacionadas ao ruído?

O ruído causa vários efeitos indesejáveis à saúde dos indivíduos expostos, como zumbido, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, insônia, estresse e irritabilidade (LUSK et al., 2002).

Por que o ruído ocupacional descontrolado deve ser objeto de estudo e tratamento nas empresas?

Nesse contexto, fazer uma avaliação de ruído na empresa é extremamente importante, já que máquinas e equipamentos podem produzir esses ruídos a níveis excessivos, e provocar sérios prejuízos à saúde dos colaboradores, a curto, médio ou longo prazo.

Quais os tipos de ruído ocupacional *?

O ruído pode ser classificado em três principais classes podendo ser contínuo (estável, com variações máximas de 3 a 5 dB(A). Intermitente (oscilações de maior ou menor intensidade) e de impacto (apresenta picos de ruído com duração menor de 1 segundo).

Qual o problema do ruído ocupacional?

Entre os fatores, está o ruído ocupacional. De forma simples, ele corresponde a qualquer som indesejável que acontece no local de trabalho, durante a jornada. O problema é que a exposição prolongada e/ou a níveis muito elevados prejudica a saúde e pode levar à perda de audição por parte do colaborador.

LEIA TAMBÉM:   Como se chama papel de embrulho?

Qual é o principal risco do ruído?

Risco Físico – RUÍDO é o principal risco em ambientes de trabalho industrial. O ruído é um conjunto de vários sons não coordenados (frequências diferentes) que causam incômodo, desconforto e afetam a saúde dos colaboradores

Qual a diferença entre os ruídos e o impacto?

A NR-15 em seus anexos I e II, para fins de avaliações em higiene ocupacional considera apenas os ruídos Contínuo e o de Impacto, sendo o Ruído Contínuo ou Intermitente: aquele que não é ruído impacto e o Ruído de Impacto aquele com duração inferior a um segundo, em intervalos superiores a um segundo.

Quais são os ruídos de explosões e impactos?

Estes são os ruídos de explosões e impactos. Eles são característicos dos bate-estaca, prensas, etc. A perda auditiva devido ao ruído (PAIR), geralmente é produzida pela exposição do trabalhador a ambientes ruidosos (de natureza progressiva) e se manifesta após muitos anos de exposição.