O que e politica de estabilizacao da inflacao?

O que é política de estabilização da inflação?

Política de estabilização tem o objetivo de estimular uma economia da recessão ou conter o excesso de inflação com a restrição a oferta de dinheiro. A política fiscal, com objetivo de guiar a economia através dos gastos do governo e impostos.

Quais são as metas da política macroeconômica?

Quais são os objetivos da macroeconomia? São quatro as principais metas da macroeconomia no Brasil: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controle inflacionário.

O que é política econômica quais as ferramentas do governo para Alcançá-la?

A política econômica é uma série de ações planejadas e realizadas pelo governo, com o intuito de atingir determinada meta relacionada à situação econômica nacional. Isso porque, a política econômica envolve o orçamento do governo, a oferta de moeda no mercado, a tributação, o mercado de trabalho e a taxa de juros.

LEIA TAMBÉM:   Qual o nome original de maleato de enalapril?

Qual a política macroeconômica?

Políticas macroeconômicas são aquelas que visam a objetivos amplos da economia como um todo. Têm a ver com indicadores de bem estar da sociedade ligados ao crescimento econômico, ao desemprego, à inflação, ao balanço de pagamentos.

Qual a atribuição da Secretaria de política econômica?

A Secretaria de Política Econômica – SPE tem a atribuição legal, por meio do Decreto n. 7.482, de 16 de maio de 2011, de estimar parâmetros utilizados na elaboração do Projeto de Lei Orçamentária da União.

Quais são as competências da Secretaria de política econômica?

As principais competências da Secretaria de Política Econômica – SPE com relação a políticas macroeconômicas são acompanhar os desenvolvimentos recentes da economia, bem como elaborar e avaliar estratégias para o crescimento sustentado da economia, com pleno emprego, estabilidade dos preços, melhor distribuição de renda e inclusão social.

Como a política fiscal afeta a atividade econômica?

A política fiscal também afeta o nível de produção da economia, isto é, o Produto Interno Bruto (PIB) e logo o nível emprego também. Ela se vale dos instrumentos que influenciam o orçamento do governo: os gastos e as receitas dos impostos. Os gastos do governo são tidos como os instrumentos mais eficazes para afetar a atividade econômica.