O que e podridao parda?

O que é podridão parda?

A podridão parda é a principal doença das frutas de caroço. No caso, do pêssego, afeta diretamente a produção e pode causar perdas severas, caso não sejam tomadas medidas adequadas de controle. Isso acontece por que esse fungo causa danos na flor do pessegueiro, e por consequência, essa flor não vira o fruto.

Quais são os 4 tipos de degradação da madeira?

De acordo com LEVY (26), os fungos que normalmente são encontra- dos degradando a madeira dividem-se em 5 categorias: podridão parda, po- dridão branca, podridão mole, mancha e bolor. As três primeiras, podem ser agrupadas como fungos apodrecedores e são responsáveis pela perda de resistência da madeira.

Quais os principais agentes biológicos de degradação da madeira?

Os principais agentes biológicos causadores da maioria dos danos e perdas em estruturas de madeira são os: insetos, fungos, moluscos, crustáceos e bactérias. Dentre estes, os principais responsáveis pela maioria das perdas em vários tipos de produtos florestais são os fungos e insetos.

LEIA TAMBÉM:   O que sao animais de assistencia?

Qual a diferença entre deterioração e degradação da madeira?

A deterioração da madeira pode ocorrer devido à ação de agentes físicos, químicos e biológicos. Os organismos que atacam a madeira, com uma conseqüente degradação de sua qualidade são: mofos e manchas, fungos destruidores, insetos xilófagos, e furadores marinhos.

Como controlar a podridão parda?

Em regiões onde a podridão parda é problema sério, deve-se iniciar o tratamento químico quando as sépalas estão se tornando visíveis, no estádio D. A pulverização seguinte deve ser feita no estádio G, na queda das pétalas.

Quais os tipos de organismos que atacam a madeira?

Os organismos que atacam a madeira são conhecidos como “xilófagos”. Os organismos xilófagos podem ser divididos em 3 grupos: fungos e bactérias, insetos e perfuradores marinhos, que liberam enzimas escavando e deteriorando o lenho da madeira, respectivamente (MENDES e ALVES, 1988).

Como evitar fungos na madeira?

Há como se prevenir do mofo em móveis?

  1. manter o local arejado, com janelas e portas abertas para circulação de ar;
  2. deixar o sol entrar nos cômodos para equilibrar a umidade;
  3. usar lâmpadas artificiais para ambientes com baixa luminosidade, mantendo as portas de armários e closets abertas por algumas horas;
LEIA TAMBÉM:   Qual o interesse dos Estados Unidos em apoiar os regimes militares?

Quais agentes atacam a madeira?

xilófagos
Os organismos que atacam a madeira são conhecidos como “xilófagos”. Os organismos xilófagos podem ser divididos em 3 grupos: fungos e bactérias, insetos e perfuradores marinhos, que liberam enzimas escavando e deteriorando o lenho da madeira, respectivamente (MENDES e ALVES, 1988).

Quais fatores estão envolvidos para o desenvolvimento dos fungos em madeira?

O crescimento do fungo também pode ser afetado em condições inconstantes de umidade (VIITANEN, 2001). No caso específico da madeira, outros fatores estão envolvidos: quantidade de alburno e cerne, qualidade da superfície da madeira, quantidade de nutrientes, permeabilidade da madeira e possíveis tratamentos.

Qual a definição de degradação?

A degradação refere-se a qualquer estado de alteração de um ambiente e a qualquer tipo de ambiente. O ambiente construído degrada-se, assim como os espaços naturais. Tanto o patrimônio natural como o cultural podem ser degradados, descaracterizados e até destruídos.

O que significa biodeterioração de madeira?

A madeira, um dos materiais mais utilizados pelo homem devido a suas inúmeras qualidades, é suscetível à biodeterioração, termo empregado para designar alterações indesejáveis pela ação, direta ou indireta, de seres vivos.