O que e perverso em psicanalise?

O que é perverso em psicanálise?

Perversão é um termo chave na psicanálise, para ela apropriado pela primeira vez por Sigmund Freud, pai dessa escola de pensamento. A perversão é então descrita como uma defesa contra a psicose, a fragmentação do eu.

O que caracteriza a estrutura perversa?

O sujeito de estrutura perversa mantém-se, contudo, excluído do Complexo de Édipo e da alteridade, passando a satisfazer sua libido sexual consigo mesmo, sob caráter narcísico. Tal estrutura dá-se por meio de uma fixação numa pulsão parcial que escapou ao recalque, tornando-se uma fixação exclusiva.

O que é uma personalidade perversa?

Normalmente, a pessoa perversa é manipuladora, impulsiva, sedutora e se sente superior. Mentiras e transgressão das normas fazem parte da rotina e não há sentimentos de culpa. Os perversos desejam poder e podem adotar práticas sexuais entendidas como “desvios”.

LEIA TAMBÉM:   Qual a finalidade do IVA dedutivel?

O que responde o psicanalista sobre a perversão?

O que responde o psicanalista sobre a perversão? As obras de Freud e de Lacan desvelam que a complexidade que se presentifica na perversão exige do psicanalista não somente uma extrema sutileza e precisão, como também, o desafia em sua práxis e em sua ética: a ética do desejo.

Quais são os tipos de perversão?

A partir de 1850, os manuais de psiquiatria elaboraram a primeira lista oficial das perversões com os seguintes itens: incesto, homossexualidade, zoofilia, pedofilia, pederastia, fetichismo, sado-masoquismo, transvestismo, narcisismo, auto-erotismo, coprofilia, necrofilia, exibicionismo, voyeurismo, mutilações sexuais.

Quais os principais aspectos das estruturas psicótica?

A estrutura psicótica se caracteriza por ser a mais regredida, com frustrações precoces ocorridas na fase oral ou na fase anal de rejeição, a partir da consideração de um desenvolvimento psicossexual (FREUD, 1905/1987).

Qual o mecanismo de defesa do perverso?

Perversão. O mecanismo de defesa específico da perversão é a denegação. Freud coloca que muitos indivíduos que faziam análise com ele apresentavam fetiches como algo que os traria apenas prazer, algo até mesmo louvável.

LEIA TAMBÉM:   O que faz uma pessoa formada em Recursos Humanos?

Qual a principal característica da perversão ou psicopatia?

O perverso se configura como um sujeito que está para além do limite, ou pelo menos, para além do limite do neurótico. Ao contrário da Neurose, fundada com base no Recalque, o perverso age a partir do que chamamos de Negação, ou Desmentido. Ele não aceita a castração.

Qual o mecanismo de defesa da perversão?