O que e patente na biopirataria?

O que é patente na biopirataria?

O termo refere-se ao monopólio de recursos biogenéticos ou do conhecimento de comunidades tradicionais, por indivíduos ou instituições, sem autorização e contrapartidas ao Estado e às comunidades detentoras.

Em que se constituem a biopirataria e a biotecnologia?

A biotecnologia e a sua consequente cobiça por material genético têm estimulado uma prática conhecida por biopirataria, que consiste em usurpar o patrimônio genético de nações ricas em biodiversidade, como o Brasil, de maneira a se patentear invenções baseadas nesse material genético ou em conhecimentos tradicionais …

Qual o papel da CDB para a redução da biopirataria?

COMBATE A BIOPIRATARIA NA AMAZÔNIA A CDB ostenta a natureza de tratado, objetiva por base a conservação da biodiversidade, o uso sustentável de seus componentes e a divisão equitativa e justa dos proveitos advindos de sua exploração.

Como é feita a biopirataria?

LEIA TAMBÉM:   Qual e o conceito de saude ambiental?

A biopirataria consiste no ato da retirada ilegal de material genético, espécies de seres vivos e exploração da sabedoria popular de uma nação para a exploração comercial em outra, sem pagamento de patente. Essa atividade caracteriza-se principalmente pelo envio ilegal de animais e plantas para o exterior.

O que é os principais efeitos da biopirataria?

Extinção de espécies; Desequilíbrio ecológico; Prejuízos socioeconômicos; Subdesenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica nacional.

Quem são as pessoas que praticam a biopirataria?

De modo geral, biopirataria significa a apropriação de conhecimento e de recursos genéticos de comunidades de agricultores e comunidades indígenas por indivíduos ou por instituições que procuram o controle exclusivo do monopólio sobre estes recursos e conhecimentos.

Quais as espécies mais pirateadas?

Espécies brasileiras que foram patenteadas por empresas estrangeiras

  • Açaí Ou juçaraː é o fruto da palmeira Euterpe oleracea, da região amazônica, que teve seu nome registrado no Japão, em 2003.
  • Andiroba.
  • Copaíba.
  • Cupuaçu.
  • Espinheira-Santa.
  • Jaborandi.

Quais são os efeitos ou consequências da biopirataria e qual é a possível solução para combater tal prática criminosa?

LEIA TAMBÉM:   Qual sera o domingo de Pascoa em 2021?

A biopirataria também causa danos ao meio ambiente, pois coloca em risco a biodiversidade de uma área. Ao explorar fortemente uma espécie, sua população diminui e, consequentemente, elevam-se os riscos de extinção.

O que deve ser feito para acabar com a biopirataria?

Resumo: A melhor forma de combater a biopirataria na Amazônia é conseguir transformar os recursos da biodiversidade em atividades econômicas para gerar renda e emprego para a sua população.

Quais as espécies mais pirateados?