O que e paraplegia espastica tropical?

O que é paraplegia espástica tropical?

A paraparesia espástica tropical/mielopatia associada ao HTLV-I (PET/MAH) é enfermidade causada pelo vírus HTLV-I (protovírus T-linfotrópico humano)1, cuja transmissão pode ocorrer através de transfusões sanguíneas , contato sexual, amamentação, ou uso de agulhas contaminadas provenientes de pacientes infectados.

O que causa a paraparesia?

Além da causa genética e infecciosa, a paraparesia também pode acontecer devido a alguma situação que leve à compressão frequente dos membros ou lesão na coluna, como por exemplo acidentes de carro, quedas de cavalo e hérnia de disco, por exemplo, além de poder ser consequência de um quadro de esclerose múltipla.

Quais os sintomas da paraparesia espástica tropical?

As pessoas têm fraqueza, rigidez e espasmos musculares nas pernas, dificultando o caminhar e muitas têm incontinência urinária. Para diagnosticar a doença, os médicos perguntam sobre possível exposição ao vírus e fazem uma ressonância magnética, punção lombar e exames de sangue.

LEIA TAMBÉM:   Como o lider pode motivar seus liderados?

O que é para paresia?

Paralisias e Paresias Paresia é uma fraqueza menos intensa. Na paresia, a distribuição da fraqueza ajuda a indicar o local da lesão. A lesão ocorre em uma das vias motora, piramidal ou extrapiramidal, ou ainda pode ocorrer no sistema nervoso periférico, principalmente na junção neuromuscular.

O que é paralisia tropical?

A paraparesia espástica tropical/mielopatia associada a HTLV-1 é uma doença da medula espinhal que progride lentamente causada pelo vírus T linfotrópico 1 humano (HTLV-1). O vírus é transmitido por contato sexual, uso de drogas injetáveis ilegais, exposição ao sangue ou amamentação.

Qual é o CID da paraparesia?

G82 – Paraplegia e tetraplegia

CID 10 – G82 Paraplegia e tetraplegia
CID 10 – G82.0 Paraplegia flácida
CID 10 – G82.1 Paraplegia espástica
CID 10 – G82.2 Paraplegia não especificada
CID 10 – G82.3 Tetraplegia flácida

Qual o tratamento para paraparesia?

O baclofeno (um relaxante muscular) é o medicamento de escolha para reduzir a espasticidade. Como alternativa, podem ser usados a toxina botulínica (toxina bacteriana usada para paralisar os músculos ou tratar rugas), clonazepam, dantroleno, diazepam ou tizanidina.

LEIA TAMBÉM:   Em qual decada no Brasil foi a disseminacao dos videos games nos lares das familias?

Quais os sintomas motores mais comuns encontrados na paraparesia espástica tropical decorrente da infecção por htlv-1?

O que é o vírus HTLV tem cura?

O HTLV não tem cura e, muitas vezes, os pacientes que são infectados com o vírus não apresentam sintomas. No entanto, as doenças que comumente surgem no indivíduo em decorrência de uma infecção desse vírus podem ser tratadas com a ajuda de um médico, por meio do uso de determinados medicamentos.