O que e oximoro e exemplos?

O que é oximoro e exemplos?

Oxímoro vem do grego Oxus – afiado, penetrante, agudo; e Moros – tolo, idiota, estúpido. Outro exemplo de Oxímoro aparece no jargão da turma do Chaves, do seriado infantil mexicano, quando ele entra em seu barril e diz: “foi sem querer, querendo”. …

Quais são os tipos de paradoxos?

Trata-se de uma figura de linguagem com conceitos amplos, por isso, possui algumas subdivisões:

  • paradoxo verídico.
  • paradoxo condicional.
  • paradoxo falsídico.

Qual é a diferença de paradoxo para oximoro?

Paradoxo ou Oximoro Paradoxo, paradoxismo e oximoro são todos sinônimos para a mesma figura de linguagem, que consiste em colocar dois conceitos opostos para criar um novo sentido na expressão. A principal característica do oximoro é o paradoxo, mas o paradoxo por si mesmo tem um significado mais abrangente.

Qual o paradoxo mais difícil do mundo?

11 paradoxos que vão pirar seu cabeção

  • Se há apenas 23 pessoas em um mesmo quarto, existe uma grande chance de que pelo menos duas delas tenham a mesma data de aniversário.
  • Você tem mais amigos do que acha que tem.
  • Se não há nada particular sobre a Terra, então deveria haver outras civilizações em nossa galáxia.
LEIA TAMBÉM:   Como organizar a movimentacao de estoque?

O que é paradoxo e exemplos?

Relacionado com a antítese, o paradoxo é uma figura de linguagem que consiste no emprego de palavras que, mesmo opostas no sentido, vão se fundir num mesmo enunciado. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: “O nada é tudo”, “Eu estou cheio de me sentir vazio”, “O silêncio é o melhor discurso”.

Que seja infinito enquanto dure paradoxo?

O trecho: “mas que seja infinito enquanto dure” corresponde a figura de linguagem paradoxo tendo em vista que o infinito remete às situações que não têm desfecho ou limites. No entanto, a terminação da frase com os termos “enquanto dure” revela aproximação de palavras opostas que causam uma contradição.