O que é Obaluê?

Obaluaê, ou Omolu, é o orixá da cura e da doença. Deus da varíola e das pragas, Obaluaê é relacionado com todo tipo de doença física e com as suas respectivas curas. Esse orixá está intrinsecamente relacionado com a terra quente, seca e rígida, ao contrário da sua mãe Nanã que está ligada à terra molhada, a lama.

Porque Omulú usa palha?

Características do Orixá: Omolu é sistemático e perseverante. No Candomblé é ligado ao sol, por isso usa o filá (cobertura de palha da costa). Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.

Qual é a função de Obaluaê na Umbanda?

Obaluaê, como é conhecido nacionalmente, é o senhor da terra, o Orixá da cura, da saúde e também das doenças. Obaluaê na Umbanda é um dos sete orixás maiores, e o sincretismo pode variar de acordo com a região do Brasil, mas comumente´é sincretizado com São Lázaro. Ele é o orixá da cura, da saúde e da transformação.

LEIA TAMBÉM:   Quais os efeitos colaterais da Clonidina?

O que é Omolu no candomblé?

Na condição de orixá das doenças, Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras. Afinal de contas, esta divindade tem grande poder de intervenção na vida ao dominar os territórios da cura e da enfermidade. Além dessa imagem, Omolu também é reconhecido pelos nomes de Obaluaiê e Xapanã.

O que é Obaluaê na Umbanda?

Com relação ao título do trabalho “ATOTÔ OBALUAYÊ AJUBERU”, cabe uma explicação: significa em síntese, uma saudação ao orixá e um pedido de “licença” por estar chegando, por estar invadindo o espaço sagrado de Obaluayê.

Quem é a mulher de Omulu?

Euá era uma caçadora de grande beleza, que cegava com veneno quem se atrevesse a olhar para ela. Euá casou-se com Omulú, que logo demonstrou ser marido ciumento.

O que é Omulú na Umbanda?

Omolu, ou Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura, cultuado especialmente no mês de agosto com uma das cerimônias mais emblemáticas do candomblé: o Olubajé, uma festa que só pode ser realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda.

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha um neurologista particular?

Quais são as oferendas para Obaluaê?

Obaluaê também carrega uma lança de madeira e seu Xaxará, um cetro feito de palha de dendezeiro enfeitado com búzios e contas. Com o seu Xaxará ele espanta os espíritos e energias ruins, além de expulsar as doenças e impurezas.

Qual é a comida de Obaluaê?

Doburu – é a comida ritual dos Orixás Obaluaiê e Omolu, é o milho de pipoca estourado em uma panela, em alguns lugares com óleo (dende), em outros com areia. Nesse último caso, é preciso peneirar a areia dessa pipoca depois de pronta.

Qual o santo que representa omulu?

O Orixá Iorimá ou Omulú é sincretizado com São Roque em sua forma jovem, Obaluaiê. Em sua forma velha, Omulú, tem sincretismo com São Lázaro. Na Igreja Católica, São Roque é o santo padroeiro dos cirurgiões, dos inválidos e também é o protetor contra a peste.

Qual a diferença entre Obaluaê e Omolu?

Se Omolu “cuida” da passagem do desencarne, será Obaluaê que se consagrará como o Senhor das Passagens porque tanto rege as passagens das linhas evolutivas e da encarnação, como rege também a passagem de faixas vibratórias.