O que e o traumatismo dentario?

O que é o traumatismo dentário?

O traumatismo dentário é um problema comum que atinge crianças em todo mundo causado por um impacto externo sobre o tecido dental, e pode resultar em dor e danos emocionais à criança devido ao comprometimento estético.

Quais os tipos de traumatismo dental?

Bibliografia Selecionada

Classificação Conceito
Concussão Traumatismo de pequena intensidade sobre os tecidos de sustentação dentária, sem alterar a posição ou provocar mobilidade dentária.
Subluxação Traumatismo de intensidade moderada nos tecidos de sustentação, que determina mobilidade dentária sem mudança de posição.

O que é fratura de esmalte?

A fratura de esmalte, dentina e polpa (FEDP) é a perda de estrutura dental confinada ao esmalte e a dentina com comprometimento pulpar.

O que fazer após um trauma dental?

O que fazer no caso de trauma dental:

  1. Procure entrar em contato com o Dentista imediatamente, em qualquer horário.
  2. Nos casos em que acontecem leve sangramento e/ou aumento da mobilidade, pode ter ocorrido uma fratura de raiz, e o atendimento deve ser o mais rápido possível.

O que é intrusão dentária?

LEIA TAMBÉM:   O que sao consideradas frutas?

A intrusão dentária é o resultado de um traumatismo dento alveolar que geralmente ocorre em quedas contra superfícies duras, fazendo com que o dente seja empurrado para o interior de seu alvéolo, esmagando as fibras do ligamento periodontal e causando danos ao feixe vásculo-nervoso (1,2,3).

Qual o tipo de trauma e causa mais comuns na dentição decídua?

Em relação ao tipo de traumatismo na dentição decídua, o mais comum é queda da própria altura, que chega a 80\% dos casos. Das crianças entre 1 e 3 anos, 11 a 30\% têm algum trauma dental, sem diferenciação entre meninos e meninas.

O que é luxação lateral?

A luxação lateral é um tipo comum de TD de alta intensidade, causando deslocamento do elemento em uma direção diferente da axial. O ligamento periodontal é rompido e ocorre contusão ou fratura do tecido ósseo alveolar de suporte.

Como tratar fratura coronaria?

Algumas alternativas de tratamento têm sido propostas para a restauração de dentes fraturados, tais como a colagem do fragmento coronário, restauração com resina composta com ou sem pino, facetas ou coroas de porcelana, e o tratamento dependerá de alguns fatores, como a extensão e localização da fratura (ALMEIDA et al. …

O que é fratura alveolar?

São as fraturas dentárias que envolvem tanto a porção coronária quanto a porção radicular do dente. Quando envolvem apenas esmalte dentário e o traço de fratura não é muito profundo ao nível subgengival, o tratamento preconizado será apenas o restaurador.

LEIA TAMBÉM:   Qual tipo de alimento a salsicha e?

O que é luxação na odontologia?

A luxação intrusiva é um tipo de traumatismo dentário em que o dente é deslocado para o interior do osso alveolar, devido à forças axiais provenientes de um impacto. É mais prevalente na dentição decídua, em função da maior porosidade e resiliência óssea.

O que fazer em caso de intrusão dental?

Pode consistir de um acompanhamento clínico da erupção espontânea do dente intruído quando o mesmo apresenta rizogênese incompleta. Caso contrário poderá ser feito a extrusão ortodôntica ou o reposicionamento cirúrgico.

O que é intrusão e extrusão?

Intrusão e extrusão traumática dentária são lesões dos tecidos periodontais que provocam grande preocupação e requerem observação imediata. Os guias de tratamento existentes são baseados na opinião consensual dos seus membros, nas situações em que não existe evidência científica.

Quais as repercussões que o trauma em dente decíduo pode ter no dente permanente sucessor?

As repercussões para o dente permanente variam desde descoloração branca, amarela ou amarronzada no esmalte, hipoplasia de esmalte, dilaceração da coroa ou da raiz, duplicação radicular, parada da formação radicular, sequestro do germe do permanente e alteração na erupção.

O que causa traumatismo dentário?

Causas mais comuns do traumatismo dentário: As principais causas dos traumas nos dentes são colisões que acontecem de forma acidental, quedas, acidentes em práticas esportivas, estresse, desordem e maus tratos.

LEIA TAMBÉM:   Quando o cliente nao tem inscricao estadual?

Qual a técnica radiográfica utilizada pelo dentista para diagnóstico da região dos dentes 6-1 e 6-2?

A radiografia periapical ou RX periapical é um exame que serve para visualizar radiograficamente a anatomia de um ou mais dentes (desde a coroa até ao término da raiz), assim como as estruturas anatómicas vizinhas, ou seja, que estão ao redor dos dentes.

Quais são as causas do traumatismo dentário?

As maiores causas do traumatismo dentário são: acidentes automobilísticos. Os meninos são mais afetados, com uma frequência de quase duas vezes a das meninas. Sua incidência atinge o ápice na idade de 2 a 4 anos e dos 8 aos 12 anos. Os incisivos centrais superiores são os dentes mais afetados.

Como prevenir os traumas dentários?

Alguns cuidados podem auxiliar na prevenção dos traumas dentários, como: Se a criança participar de esportes como rugby, hóquei, karatê, andar de bicicleta, esportes de inverno (como esqui), skate ou qualquer atividade que envolva trauma potencial na área facial, certifique-se de que a criança use um capacete ou protetor bucal.

Como ocorrem os traumatismos na dentição decídua?

Os traumatismos na dentição decídua ocorrem na idade pré-escolar. Nesta fase, as características comportamentais, como a curiosidade e a inquietação, levam a criança a explorar os ambientes; como não possui coordenação motora suficiente para evitar quedas e promover a autoproteção, a ocorrência de lesões é alta (3).

Qual a higiene bucal necessária após o trauma dentário?

A higiene bucal com escovas dentais macias e limpeza com solução de clorexidina a 0,1\% é necessária após o trauma para prevenir acumulo de biofilme dental e melhorar o prognóstico no trauma dentário (6-7).