O que e o teste de Broncoprovocacao?

O que é o teste de Broncoprovocação?

O teste de broncoprovocação consiste na aspiração de concentrações/doses crescentes (até o limite da concentração preconizada) de alguma substância broncoconstrictora (como metacolina, carbacol ou histamina), as quais atuam provocando o estreitamento dos brônquios em pessoas portadoras de hiperresponsividade brônquica …

O que significa Teste de Broncoprovocação negativo?

O teste de broncoprovocação é considerado positivo e interrompido quando ocorre uma queda de 15\% no VEF1 ou uma redução de 10\% no VEF1 entre duas doses consecutivas de manitol. É considerado negativo quando a dose cumulativa total de 635 mg é alcançada e o VEF1 não caiu ≥ 15\% em relação ao valor basal.

Qual o resultado normal de uma espirometria?

Para cada indivíduo há valores previstos para os resultados da espirometria, de acordo com idade, altura, peso e etnia. Existe uma faixa de normalidade, sendo que em geral quando estão abaixo de 80\% do previsto, há alguma anormalidade, podendo indicar doença.

LEIA TAMBÉM:   Quais cuidados devemos ter ao escolher um programa de treinamento?

O que é hiperreatividade brônquica?

Por definição, a expressão “hiperreatividade brônquica” indica a existência de resposta broncoconstritora exagerada frente a determinados estímulos que têm pouco, ou nenhum efeito, sobre indivíduos normais9. De acordo com o estímulo desencadeante, pode ser classificada em específica ou inespecífica.

Como age a Metacolina?

A metacolina e a histamina causam broncoconstrição em doses aproximadamente equivalentes. A metacolina é preferível para a medida de reatividade brônquica porque o uso de histamina se associa a mais efeitos colaterais, incluindo cefaléia, rubor cutâneo e rouquidão.

Como é feito o exame de Pneumologia?

Exame em que avalia os volumes e fluxos de ar que entram e saem do pulmão. O paciente deve assoprar no bocal do aparelho de espirometria para ser avaliado. Se o resultado indicar algum tipo de alteração, outros exames serão necessários para confirmar um diagnóstico de doenças respiratórias.

Para que serve a Metacolina?

Introdução: O teste de broncoprovocação com metacolina é comumente empregado em pneumologia para medir a reatividade brônquica com finalidade de diagnóstico ou acompanhamento da asma.

Como interpretar o resultado de uma espirometria?

LEIA TAMBÉM:   Como sao feitas as balas de goma?

De início, ele deve respirar normalmente. Depois, deve encher o pulmão e soprar com força e rapidez – tão rápido e forte quanto for possível para ele. Esse movimento deve ser realizado por pelo menos seis segundos, até que esvazie por completo os pulmões. São obtidos pelo menos 3 gráficos aceitáveis e reprodutíveis.

Como interpretar o resultado da prova de função pulmonar?

Resultados da Prova de Função Pulmonar

  1. Exame normal. Neste caso, o paciente não apresenta restrição no fluxo de ar que entra e sai dos pulmões.
  2. Distúrbio ventilatório obstrutivo (leve, moderado ou grave)
  3. Distúrbio ventilatório restritivo (leve, moderado ou grave)
  4. Distúrbio ventilatório misto.
  5. Exame inespecífico.

O que é a hiperresponsividade?

Hiperresponsividade brônquica pode ser definida como um aumento na facilidade e grau de estreitamento das vias aéreas em resposta a estímulos broncoconstritores.

O que é HRB medicina?

A asma é uma doença inflamatória das vias aéreas e a hiper-reatividade brônquica (HRB) é uma das suas principais características (5). Sua gênese é complexa, tem origem possivelmente genética, sofre influências de diversos fatores inclusive infecciosos e ambientais entre outros (6-8).