O que e o orgao vomeronasal e sua funcao?

O que é o órgão vomeronasal e sua função?

O órgão vomeronasal serve para detectar feromônios emitidos por certos animais, como ratos caseiros, muito embora certos feromônios sejam detectados pelo epitélio olfatorial. O órgão de Jacobson também detecta outros compostos químicos além daqueles classificados como feromônios.

O que é o órgão de Jacobson?

O órgão vomeronasal, também denominado órgão de Jacobson, consiste em um órgão olfativo auxiliar de alguns animais classificados, de acordo com a biologia, em tetrápodes.

O que são Fossetas Loreais e os órgãos de Jacobson?

Órgão sensorial termorreceptor, presente nas cobras peçonhentas. Permite a percepção das diferenças de temperatura no ambiente. É um orifício entre o olho e a narina da serpente.

O que são os feromônios?

Também conhecidos como feromonas, os feromônios são hormônios sexuais que permitem que seres da mesma espécie se reconheçam e se interajam. Essas subtâncias são secretadas por mamíferos e insetos com o objetivo de impulsionar a atração sexual entre indivíduos intraespecíficos.

LEIA TAMBÉM:   Quais eram os objetivos de Alexandre, o Grande?

Onde é encontrado o órgão de Jacobson?

O Órgão de Jacobson, também conhecido por órgão vomeronasal, é um órgão de percepção olfactiva que ocorre em tetrápodes. O nome desta região é dado pelos ossos que a compõem. O vómer é um osso central do crânio destes animais e que forma a cavidade nasal. Este órgão é apenas conhecido em tetrápodes.

Onde se localiza o órgão de Jacobson?

Onde está localizado o vomeronasal?

Anatomicamente, o “órgão vômero nasal” está descrito como um tubo em fundo cego, com 2 a 7 mm de comprimento, localizado na porção póstero-inferior do septo nasal cartilaginoso, próximo à união com o vômer(13). Sua abertura está voltada para a cavidade nasal e localizada a cerca de 2 cm da extremidade caudal do septo.

O que é fosseta loreal e qual é a sua função?

Fosseta loreal é um órgão sensorial termorreceptor presente nas serpentes da família Viperidae, capaz de detectar variações mínimas de temperatura, dependendo da espécie pode ter sensibilidade para uma variação de 0,003 ºC, o que auxilia na captura de animais endotérmicos.

LEIA TAMBÉM:   Quando surgiu o canto?

https://www.youtube.com/watch?v=A9TICchlZ2M