O que e o objeto de estudo da psicologia?

O que é o objeto de estudo da psicologia?

Psicologia é a área da ciência que estuda a mente e o comportamento humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma) e logía (estudo). O objetivo da psicologia é diagnosticar, compreender, explicar e orientar a mudança de comportamentos humanos.

Qual o objetivo central da psicologia?

A Psicologia estuda o comportamento humano, considerando seus aspectos biológicos, afetivos, cognitivos e sociais. No curso são estudadas disciplinas teóricas de Psicologia clínica, social e organizacional, além de correntes da Psicologia e Neurologia, Antropologia, Teoria psicanalítica e Psicologia no desenvolvimento.

Quais as principais características da psicologia moderna?

Julgo que o campo de aplicação da ciência moderna à psicologia é definido pelos fenômenos psíquicos que obedecem a padrões. Os fenômenos da criatividade, pró-atividade, sentido e significado (Fodor, 1991) são inabordáveis pelo método científico e portanto só se submetem a investigações de natureza filosófica.

LEIA TAMBÉM:   Como devemos fazer uma investigacao de problema em caso de pacientes com dependencias?

Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia?

As questões estudadas pela psicologia estão relacionadas à personalidade, aprendizagem, motivação, memória, inteligência, funcionamento do sistema nervoso, comunicação interpessoal, desenvolvimento, comportamento sexual, agressividade e comportamento em grupo.

Qual foi o primeiro objeto de estudo da Psicologia?

Seu objeto de estudo era a estrutura consciente da mente e do comportamento, sobretudo as sensações.

Quais são as características da psicologia como ciência?

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo). Dizer que a psicologia é uma ciência significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico as quais regem as outras ciências: ela procura um conhecimento objectivo, baseado em factos empíricos.

Quais foram os teóricos que fundamentaram a psicologia moderna?

Em 1879, Wilhelm Wundt abriu o primeiro laboratório experimental de Psicologia na Universidade de Leipzig, na Alemanha, estabelecendo a Psicologia como uma disciplina académica. Dentre seus importantes alunos, figuraram Emil Kraepelin, James Cattell e Stanley Hall. Seguiram-se a criação das escolas de Psicologia.

LEIA TAMBÉM:   Quem derrotou o Vegeta?

Como a psicologia é dividida?

A psicologia pode ser dividida em duas áreas principais: Pesquisa: que visa aumentar nossa base de conhecimento. Prática: por meio da qual nosso conhecimento é aplicado para resolver problemas do mundo real.