O que e o melhoramento genetico?

O que é o melhoramento genético?

Melhoramento genético é o processo de selecionar ou modificar intencionalmente o material genético de um ser vivo para obterem-se indivíduos com características de interesse.

O que é uma erosão genética?

Esta perda de variabilidade genética, também chamada erosão genética ou gênica, significa a perda de material genético (genes ou alelos) ao longo do tempo por diversos fatores, de âmbito natural ou artificial.

Qual é a importância de se manter bancos de germoplasma?

Nesse contexto, os bancos de germoplasma são parte fundamental para impedir possíveis perdas de recursos genéticos bem como a extinção de espécies. As principais atividades de um banco de germoplasma são a coleta, preservação, caracterização, documentação, avaliação e intercâmbio dos materiais.

O que significa fonte de recursos genéticos e farmacêuticos?

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os fatores que determinam o clima?

O uso dos recursos genéticos, seja de plantas, animais ou micro-organismos, se refere ao processo de pesquisa de suas propriedades potencialmente benéficas e à sua utilização para o aumento do saber e do conhecimento científico, ou para o desenvolvimento de produtos comerciais.

Por que os recursos genéticos vegetais são utilizados no melhoramento de plantas?

Os bancos de genes são responsáveis por preservar variedades vegetais que já poderiam ter sido extintas em decorrência de exploração, desastres ou outros fatores.

Quais são os tipos de melhoramento genético?

Desse modo, o melhoramento genético pode ser realizado por uma variedade de métodos, como:

  • Linhas puras;
  • Multilinhas;
  • Híbridos;
  • Sintéticos e outros.

Como se dá o melhoramento genético?

Essa metodologia é feita de duas formas: primeiro por meio da seleção, que consiste na escolha dos reprodutores com maior valor genético para influenciar a próxima geração, e depois por meio dos sistemas de acasalamento, nos quais os casais de reprodutores são formados.

O que é erosão e vulnerabilidade genética?

LEIA TAMBÉM:   Como diferenciar as coisas de bebes gemeos?

A erosão genética (redução da variabilidade genética) está ligada a diminuição da produção agrícola e ao aumento da suscetibilidade das plantas a pragas e doenças. E a diminuição da diversidade genética de plantas torna o abastecimento alimentar vulnerável e insustentável para suprir a falta de alimento no mundo.

Quais os riscos da erosão genética para os animais?

Sem o cruzamento entre diferentes espécies, a vulnerabilidade fica maior e qualquer alteração mínima no ambiente pode matar todos os animais e plantas de um mesmo grupo. A variabilidade genética é importante para a sobrevivência das espécies, porque prepara os indivíduos para as adequações necessárias ao longo da vida.