O que e o imposto industrial em Angola?

O que é o imposto industrial em Angola?

A taxa geral do Imposto Industrial é de 25\% (vinte cinco por cento). Para os rendimentos provenientes de actividades do sector bancário e de seguros, operadoras de telecomunicações e de empresas petrolíferas angolanas, aplica-se a taxa única de 35\% (trina e cinco por cento).

Quem paga o imposto industrial?

Somente as pessoas colectivas estão sujeitas ao Imposto Industrial (no caso de as actividades de natureza comercial ou industrial serem exercidas por pessoas singulares, as mesmas são tributadas em Imposto sobre o Rendimento do Trabalho (IRT) – Grupo C).

Quais são os impostos que existem em Angola?

Os impostos mais comuns no sistema fiscal angolano são: Imposto Industrial (II), Imposto sobre o Rendimento de Trabalho (IRT), Imposto de Selo (IS) e Imposto Predial Urbano (IPU). O pagamento dos impostos corresponde a um dever de cidadania e é um dever de todos os cidadãos enquanto contribuintes.

LEIA TAMBÉM:   Quais os tipos de intoxicacao por chumbo e como ocorre?

Quanto tem de Imposto em cada produto?

Veja as tributações de algumas categorias:

Produto ou serviço Carga tributária
Gasolina* 61,95\%
Conta de luz 48,28\%
Conta de telefone 46,12\%
Cerveja 42,69\%

Quando entrará em vigor o imposto especial de consumo?

Caro Contribuinte, a partir do próximo dia 1 de Outubro de 2019 irá entrar em vigor o Imposto Especial de Consumo, abreviadamente designado por IEC, trata-se de um imposto que visa tributar, de forma agravada, determinados bens de consumo por serem considerados produtos de luxo, supérfluos e nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Como confirmar a validade de um número para impostos especiais de consumo?

Se pretender confirmar a validade de um número de autorização para efeitos de impostos especiais de consumo, pode recorrer ao serviço SEED – Verificação de Autorização IEC. Se o seu parceiro comercial tiver um número válido, o SEED mostrar-lhe-á a lista dos produtos que o mesmo está autorizado a comercializar.

Qual o imposto de consumo em Angola?

Até há 2 anos, o Imposto de Consumo (“IC”) tributava, entre outros, a produção de bens em Angola e a sua importação, aplicando taxas reduzidas a alguns bens alimentares, e taxas elevadas para bens considerados como sendo de luxo ( e.g. perfumes, joalharia, bebidas alcoólicas, tabaco).

LEIA TAMBÉM:   Como tornar os labios mais bonitos?

Será que o imposto pode ser suspenso?

Este imposto pode ser suspenso, isto é, ele não tem de ser pago até o produto ser introduzido no consumo. O imposto não tem de ser pago se, por motivos imprevisíveis ou na sequência de catástrofes naturais, os produtos sujeitos a impostos especiais de consumo se perderem ou ficarem inutilizáveis antes de serem introduzidos no consumo.

https://www.youtube.com/watch?v=Yo5QdujgFqE