O que e o exclusivo metropolitano?

O que é o exclusivo metropolitano?

O Pacto Colonial, ou Exclusivo Metropolitano, era um tipo de política administrava que as coroas europeias, como o Império Português, instituíram em suas colônias nas Américas. Esse “pacto” instituiu a exclusividade do comércio externo da colônia em favor da metrópole que a colonizou.

Quem era a metrópole e quem era a colônia?

Uma colônia é um assentamento em território estrangeiro formado por pessoas provenientes de determinado país. Um país que tem muitas colônias forma um império. A sede do império é a metrópole.

O que significa o exclusivo comercial?

512). Em outras palavras, o exclusivo comercial era a proibição legal do comércio entre as colônias e as nações estrangeiras, seja através de barcos ou de mercadores dessas nações, seja através de barcos ou de mercadores nacionais que partissem das colônias em direção a outros países.

LEIA TAMBÉM:   E possivel reanimar um cerebro?

O que aconteceu entre 1642 e 1661?

O Tratado de Windsor em 1386 estabeleceu defesa mútua, salvo-conduto aos súditos em ambos os países, além de privilégios comerciais entre as coroas de Portugal e Inglaterra. Entretanto, serão os tratados de 1642, 1654 e 1661 que servirão de base para o conhecido Tratado de Methuen, de 1703.

Quais os produtos que saíam das colônias e iam para metrópole?

Em linhas gerais, esse comércio tinha origem na exportação de gado, peixe, madeira e outros produtos alimentícios que saíam da América do Norte com destino às Antilhas. Ao chegarem à América Central, os comerciantes norte-americanos aproveitavam para realizar a aquisição de rum, açúcar e melaço.

O que muda no Brasil com a alteração de colônia para metrópole?

No século XVIII, as primeiras minas de ouro são descobertas e há outra mudança na relação Brasil – Portugal, aumentando a taxa de impostos e fiscalização por se tratar de uma atividade econômica extremamente lucrativa.

Quais países foram metrópole e colônia?

Exemplos de metrópoles e colônias conhecidas são Portugal (metrópole) e o Brasil (colônia) no período colonial, e países da Europa (metrópole) que possuíam colônias na América.

LEIA TAMBÉM:   Qual o maior numero de gols em uma partida de futebol?

O que foi o Pacto Colonial e suas principais consequências?

Esse pacto instituiu a exclusividade do comércio externo da colônia em favor da metrópole que a colonizou. Devido à intensificação do processo colonizador nas Américas, fez com que Portugal e Espanha assegurassem o controle sobre o que era produzido e explorado nas suas áreas de domínio.

Como as colônias eram autorizadas a se desenvolver industrialmente?

As colônias não eram autorizadas a se desenvolver industrialmente e essa era uma forma de se manter dependentes de seus colonos, por isso, esses espaços eram na maior parte do tempo temporários e após uma colheita os colonizadores migravam para outro local onde haveria outra que lhes iria trazer mais lucro.

Quais são as colônias de exploração?

Após a posse dessas terras, elas ficaram conhecidas como colônias de exploração. O principal objetivo dessa exploração era estabelecer a extração de recursos naturais para manter um mercado lucrativo e favorável.

Qual o papel das colônias na história do Brasil?

“ O papel das colônias era contribuir para a autossuficiência da metrópole, transformando-se em áreas reservadas de cada potência colonizadora, na concorrência com as demais .”, segundo o historiador Boris Fausto em seu livro “História do Brasil”. (FAUSTO, 1996, p. 55)

LEIA TAMBÉM:   Qual o valor em media de uma blefaroplastia?

Como é dividida a produção na colônia?

O excedente econômico, uma parte pelo menos, era dividida para que os colonos reinvestissem na produção colonial e para sustentar seus luxos. Muito importante ressaltar que a produção na colônia era realizada pela mão de obra da população nativa, ou seja, dos indígenas, e, posteriormente, pelos escravos negros vindos da África.