O que e o curriculo para sociedade?

O que é o currículo para sociedade?

Se estabelece mediações entre as diversas definições que assume o Currículo na Sociedade e na escola, propondo resgatar o papel social do professor, alunos e técnicos. Se concebe o Currículo como um conjunto de conhecimentos científicos e culturais, que deve ser situado em seu tempo histórico.

Qual a importância da disciplina de história para sua formação cidadã?

Além disso, a contribuição da História na formação da cidadania evoca a responsabilidade de promover o questionamento ético sobre os objetivos das políticas econômicas e sociais, estimulando o debate sobre estas políticas dentro de uma concepção crítica e propositiva.

Quais as relações que o currículo escolar estabelece com a formação da sociedade?

O currículo está vinculado à cultura, que é um conjunto de valores materiais e espirituais criados e que se criam pela humanida- de no processo da prática socio-histórica e se caracterizam pela etapa historicamente alcançada no desenvolvimento da sociedade.

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Qual é o conceito de currículo?

Quanto à origem da palavra, currículo vem do latim “currere”, que significa rota, caminho. Representa, então, a proposta de organização de uma trajetória de escolarização, envolvendo conteúdos estudados, atividades realizadas, competências desenvolvidas, com vistas ao desenvolvimento pleno do estudante.

O que é o currículo nulo?

CURRÍCULO NULO: também chamado de Currículo Vazio, ele reúne competências importantes para que se conheça e se intervenha na realidade do estudante, mas que não foram contemplados nem pelo Currículo Formal nem se efetivou no Currículo Real.

O que significa adequar o currículo?

A adequação curricular privilegia as potencialidades do sujeito, acima de suas dificuldades, e lhe permite sustentar-se como aluno regular dentro do sistema educativo. Uma maior diversificação curricular, que contempla as variações do alunado, vincula-se diretamente a uma menor necessidade de adequações curriculares.

Qual a importância da história de vida para a formação das matrizes pedagógicas?

A contribuição do ensino de História na formação dos sujeitos é relevante, pois possibilita a esses adquirirem conhecimentos imprescindíveis para a construção de valores, princípios e conceitos, os quais são importantíssimos para a construção da cidadania.

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Qual a importância da disciplina de história?

Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer.

Qual é a relação do currículo com o poder?

O Currículo, não é imparcial, é social e culturalmente definido, reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. O currículo é um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder.

Qual a relação que se estabelece entre o currículo e atividade humana?

O currículo representa, assim, um conjunto de práticas que propiciam a produção, a circulação e o consumo de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais.