O que e o corte raso?

O que é o corte raso?

Remoção de toda a vegetação nativa ou exótica de uma determinada área. Eliminação de todas as árvores, arbustos e outros tipos de vegetação nativa ou cultivada, independentemente de seu tamanho ou espécie. Pode ocorrer com ou sem a remoção de tocos e raízes, a chamada destoca.

Qual a diferença entre Prodes é deter?

O DETER é um sistema de apoio à fiscalização e controle do desmatamento da Amazônia. Esses mapas indicam áreas totalmente desmatadas (corte raso) e áreas em processo de desmatamento por degradação florestal progressiva. O PRODES mede as taxas anuais de corte raso desde 1988, para Incrementos superiores a 6,25 hectares.

O que é o sistema Prodes?

O projeto PRODES realiza o monitoramento por satélites do desmatamento por corte raso na Amazônia Legal e produz, desde 1988, as taxas anuais de desmatamento na região, que são usadas pelo governo brasileiro para o estabelecimento de políticas públicas.

LEIA TAMBÉM:   Quais os 3 niveis da cultura organizacional?

O que é desmatamento a corte raso?

É a eliminação de toda e qualquer vegetação existente sobre uma área. Normalmente um corte raso é feito para plantar outra cultura, seja agrícola ou florestal ao que chamamos de CONVERSÃO, ou seja, estamos fazendo uma conversão de uma área que tinha floresta para plantar nela soja, milho, reflorestamento, etc.

O que é corte seletivo?

Retirada parcial de árvores de potencial madeireiro de um determinado espaço. Quando são extraídas árvores ou demais formas de vegetação de certas espécies e tamanhos de um território. Trata-se de um aproveitamento mais complexo, caro e especializado que mira espécies com maior valor comercial.

O que significa a sigla PRODES?

Dos três sistemas citados, o Prodes (Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia) é o mais antigo.

Como consultar o PRODES?

O portal TerraBrasilis é uma plataforma web desenvolvida pelo INPE para acesso, consulta, análise e disseminação de dados geográficos gerados pelos projetos de monitoramento da vegetação nativa do instituto como o PRODES e o DETER.