O que é o CCL?

Capital Circulante Líquido (CCL) também conhecido como Capital de Giro, refere-se aos ativos de uma empresa que são utilizados para manter o seu desempenho. A melhor maneira de entender o funcionamento do CCL é compreender o que é ativo circulante e passivo circulante.

Qual o motivo de calcular o CCL?

Qual a importância de se calcular o Capital Circulante Líquido? Mesmo que seja um dinheiro circulante, ele é completamente responsável por custear todas as despesas operacionais. Portanto, deve ser muito bem administrado, para que a empresa não sofra impactos negativos em sua receita.

Qual a necessidade de capital de giro da empresa?

Dessa forma, a necessidade de capital de giro da empresa é maior. Isso porque as contas a pagar chegarão mais cedo do que o valor devido pelos clientes à companhia. É importante ressaltar que o resultado da fórmula pelo ciclo financeiro mostra quantos dias a empresa possui em caixa.

Como é utilizado o capital de giro?

O Capital de Giro é utilizado para financiar as operações e cumprir as obrigações de curto prazo. Na prática isso significa que se uma empresa tiver capital de giro suficiente, ela pode continuar a pagar seus funcionários e fornecedores e cumprir outras obrigações, como pagamento de juros e impostos.

LEIA TAMBÉM:   Por que as pessoas nao conseguiram sair da boate Kiss?

Como o capital de giro garante a sua saúde financeira?

O capital de giro garante a saúde financeira da sua empresa, proporcionando: Assegurando o pagamento aos fornecedores (compras de matéria-prima ou mercadorias de revenda), bem como o pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.

Como evitar a falência do capital de giro?

Sem capital de giro, uma empresa acaba contraindo dívidas para financiar suas próprias operações, e em pouco tempo, pode chegar a falência. Para evitar esse problema, é fundamental que empresários e gestores acompanhem a evolução do Capital de Giro e também a Necessidade de Capital de Giro dos seus negócios.