O que é o ato analítico?

O ato analítico implica o advento do sujeito como objeto causa do desejo. No seminário sobre O ato psicanalítico, Lacan (1967-1968/s.d.) busca a proximidade lógica entre o ato e a ação, situando o ato no centro da ação. Ainda quanto ao ato e seu campo, afirma que ele tem por função ser “pura evidência”.

O que é a passagem ao ato?

A passagem ao ato é uma solução a este curto-circuito: uma vez que o sujeito passa a estar não mais em um campo distinto do Outro, mas juntamente no lugar de interseção com o Outro. Duas consequências podemos tirar: o sujeito é identificado com o lugar do resto e, por sua vez, fica sem uma intermediação com o Outro.

O que é o acting out?

O termo remete à técnica psicanalítica e designa a maneira como um sujeito passa inconscientemente ao ato, fora ou dentro do tratamento psicanalítico, ao mesmo tempo para evitar a verbalização da lembrança recalcada e para se furtar à transferência.

LEIA TAMBÉM:   Para que serve bicarbonato de sodio na cama?

O que é atuação para a psicanálise?

Atuação em psicanálise é um termo utilizado para dar forma a como uma pessoa, sem consciência, realiza as suas ações e impulsos.

O que é Perlaboração?

A Perlaboração pressupõe um trabalho e uma elaboração nos sentidos que vimos. Podemos, então, entender “Durcharbeiten” (perlaboração) como “trabalhar ao longo duma tarefa”, num processo que implica uma elaboração, não uma elaboração espontânea (“verarbeitung”) mas uma elaboração que requer um trabalho (“arbeit”).

Qual a relação entre acting out e resistência?

“Quanto maior a resistência, mais extensivamente a atuação (acting out) (repetição) substituirá o recordar, pois o recordar ideal do que foi esquecido, que ocorre na hipnose, corresponde a um estado no qual a resistência foi posta completamente de lado ” (idem, p. 166).

O que é metáfora delirante?

O conceito de metáfora delirante foi forjado de acordo com um referencial teórico pautado pelos alicerces da linguística e da literatura. Trata-se de uma formulação que é fruto de uma clínica, que concebe o sujeito como um efeito do significante decorrente da articulação de um significante com outro significante.

LEIA TAMBÉM:   Como funciona a forma de pagamento Mercado Pago?

O que é a função continente?

A Função Continente do psiquismo constitui-se como um conceito muito abrangente, inscrevendo-se na capacidade de receber, conter, transformar e articular os elementos desordenados do exterior, de forma a possibilitar a sua integração no seu próprio psiquismo.

O quê Winnicott diz sobre brincar?

O brincar é essencial, diz Winnicott, porque é através dele que se manifesta a criatividade (WINNICOTT, 1975, p. 80). No espaço potencial, o paciente pode mobilizar todos os recursos disponíveis em sua personalidade.