O que e nevo de Spitz?

O que é nevo de Spitz?

O nevo de Spitz é uma lesão melanocítica benigna com características clínicas e histopatológicas semelhantes às do melanoma. Foi descrito em 1948, mas até hoje, ainda, existe grande controvérsia no seu diagnóstico e conduta. A utilização da dermatoscopia pode aumentar a sua acurácia diagnóstica.

O que é lesão Melanocítica atípica?

Nevo atípico ou nevo displásico é uma pinta de crescimento benigno, mas que pode dividir algumas características com o melanoma, apesar de não ser melanoma ou nenhuma outra forma de câncer.

Como identificar um nevo?

Como reconhecer um nevo atípico ou “sinal perigoso”?

  1. Assimetria: Quando se divide o nevo em 2 partes, estas são diferentes em cor, espessura, forma ou tamanho;
  2. Bordos: Os bordos da lesão são irregulares ou mal definidos;
  3. Cor: A distribuição da cor não é uniforme ou existem várias cores;

O que é Nevo de Ota?

O nevo de Ota é uma melanocitose ocular e / ou cutânea circunscrita não hereditária. No entanto, é congênita, estando presente no nascimento ou aparecendo durante o primeiro ano de vida em 50-60\% dos casos, com um segundo pico ocorrendo durante a adolescência.

LEIA TAMBÉM:   Qual a funcao de pesquisador e pesquisadora?

O que significa nevo melanocítico?

O nevo melanocítico congênito consiste em um tumor benigno formado por células melanocíticas (pigmentares), presente desde o nascimento. De acordo com o seu tipo, é conhecido popularmente como pinta, verruga ou sinal.

O que é uma lesão Melanocítica?

Melanoma é o mais agressivo câncer de pele e, frequentemente, mostra rápida velocidade de cresci- mento e disseminação metastática. Por ter origem a partir dos melanócitos, fazem parte de um grande grupo conhecido por “lesões melanocíticas”.

O que é neoplasia Melanocítica?

Os tumores melanocíticos originam- se dos melanócitos e melanoblastos 1, 2 e ocorrem em todos os animais domésticos e de laboratório 3. Os melanócitos são células dendríticas derivadas dos melanoblastos neuroectodérmicos que migraram para a epiderme, derme, membranas mucosas e coróide durante a embriogênese.

Quais os tipos de nevo?

Há dois tipos fundamentais: nevo melanocítico adquirido e nevo melanocítico congênito. Exceção feita aos nevos atípicos e aos nevos congênitos gigantes, a maioria dos nevos melanocíticos têm um baixo potencial de malignização.

O que é nevos cutâneo?

LEIA TAMBÉM:   Como funciona investimento em fundo imobiliario?

Os nevos são pequenos tumores cutâneos, geralmente escuros, que se desenvolvem a partir das células produtoras de pigmento da pele (melanócitos). A maioria das pessoas tem alguns nevos, mas a tendência de desenvolver nevos atípicos é, às vezes, hereditária.