O que e modelo hipocratico?

O que é modelo hipocrático?

O modelo de ética médica mais tradicional é, historicamente, o hipocrático. A ética hipocrática institui-se na relação médico-paciente com respeito à pessoa, princípio ético que atualmente incorpora o respeito pela autonomia. Palavras-chave: Paternalismo; Medicina; Juramento Hipocrático; Ética Médica.

Quais são os aspectos que influenciaram as diferentes construções dos conceitos de saúde doença na história?

Os conceitos de saúde e de doença são analisados em sua evolução histórica e em seu relacionamento com o contexto cultural, social, político e econômico, evidenciando a evolução das idéias nessa área da experiência humana. Palavras–chave: Saúde; doença; cultura; história. Dependerá da época, do lugar, da classe social.

Qual a principal teoria de doença usada em nossos dias?

“Na Teoria Unicausal, os vírus e as bactérias passaram a ser as únicas causas das doenças, substituindo as explicações sobrenaturais. Mas essa teoria mascarava os efeitos sociais produzidos pelo sistema de exploração capitalista”, observou Francisco.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os principais movimentos do kung fu?

Como a doença era vista?

Nas sociedades primitivas, a doença era vista como resultado de alguma coisa misteriosa introduzida no corpo da vítima, ou como decorrência de atos mágicos realizados por deuses ou feiticeiros.

Qual é o conceito de saúde e doença?

O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.

Quais os vários conceitos de saúde e doença?

Existem diversos conceitos de saúde, sendo o mais utilizado a ausência de doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS), no entanto, apresenta um conceito mais amplo para essa condição: “Estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.”

O que diz a teoria multicausal?

Assim, tendo o biológico como pano de fundo, a teoria multicausal diz que a doença é resultante de várias causas, que se ordenam dentro de três categorias: o agente, o hospedeiro (a pessoa doente), e o meio ambiente (físico, social e econômico).

LEIA TAMBÉM:   Quem foi que ganhou a BFF?

Quais são os principais momentos históricos no processo Saúde-doença?

No final do século XIX nasce a revolução pasteuriana com o reconhecimento da existência de microorganismos causadores de doença, o que dá origem a introdução de soros e vacinas. Fatores etiológicos até então desconhecidos estavam sendo identificados; as doenças agora poderiam ser prevenidas e curadas.

Como era a doença e a saúde na antiguidade?

Na Antiguidade as concepções de saúde dos povos estavam ligadas à natureza e à convivência em grupo. A condição de enfrentamento social e a compreensão dos eventos de equilíbrio e desequilíbrio da natureza e seus deuses eram condições para os povos, tribos e população terem sobrevivência e saúde.

Como eram as definições de saúde e de doença antigamente?

Na Era Moderna (séc. XVII e XVIII) o conceito baseava-se na química, onde as doenças eram provocadas por agentes externos ao organismo. Fala–se de forças vitais que existem no corpo, há saúde quando essas forças funcionam de forma harmoniosa, caso contrário sobrevém a doença.