O que e inteligencia para Wallon?

O que é inteligência para Wallon?

Para Wallon, a relação entre afetividade e inteligência é de alternância, podendo as primeiras emoções criar estruturações cognitivas e para Vygotsky, estas relações são de complementaridade, estando as emoções entendidas no âmbito das funções mentais, das quais o pensamento faz parte.

Qual é a teoria de Wallon?

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.

Quais são os estágios do desenvolvimento Segundo Wallon?

LEIA TAMBÉM:   Qual a contribuicao da civilizacao chinesa para a humanidade?

Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os …

É característica do estágio do personalismo para Henri Wallon?

O estágio do personalismo é marcado pela formação dos aspectos pessoais da criança, ou seja, da sua personalidade e da autoconsciência. Indo dos três aos seis anos de idade (aproximadamente), a criança tende a apresentar a ‘crise negativista’: a criança acaba por se opor sistematicamente ao adulto.

Como entender o conceito de desenvolvimento humano desde a perspectiva de Wallon?

Na proposta da teoria de Henri Wallon, o desenvolvimento é visto como uma passagem advinda da completa imersão social. Wallon afirmava que o desenvolvimento surge por meio de uma sucessão de estágios. Um caminho contínuo e assistemático, de modo que a criança oscila entre a inteligência e afetividade.

Como podemos definir Wallon e suas descobertas acerca do comportamento humano?

Wallon propõe a psicogênese da pessoa completa, ou seja, o estudo integrado do desenvolvimento. Considera que não é possível selecionar um único aspecto do ser humano e vê o desenvolvimento nos vários campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil (afetivo, motor e cognitivo).

LEIA TAMBÉM:   O que e um condutor negligente?

Quais são as principais ideias de Wallon?

Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa.

O quê Wallon diz sobre aprendizagem?

Wallon, na sua Teoria dos Estágios, explica que no estágio impulsivo-emocional: O recurso da aprendizagem é a fusão com os outros. O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao seu cuidador, que segure, carregue, embale.

Quais são os estágios propostos pela psicogenética Walloniana explique cada um?

Os estágios propostos são os seguintes: – impulsivo (do nascimento aos 3 meses) e emocional (dos 3 meses a 1 ano); – sensório-motor e projetivo (dos 12 meses aos 3 anos); – personalismo (dos 3 aos 6 anos); -categorial (dos 6 aos 11 anos);

Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento Segundo a teoria de Wallon?

Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento segundo a teoria de Wallon? Resposta Selecionada: afetividade, cognição, motricidade. Resposta Correta: afetividade, cognição, motricidade.

LEIA TAMBÉM:   Porque as pessoas grifam os livros?

O que é o estágio do personalismo?

O estágio do Personalismo é marcado pela oposição, sedução e imitação. A oposição é a idade negativista do não, do eu, do meu; é a fase da recusa e da reinvindicação, a criança começa fazer distinção entre o meu e o teu objeto, e com isso busca conflitos de competição para obter o objeto que não lhe pertence.

O que é o personalismo?

Tendência para se colocar como o centro em qualquer circunstância. Visão particular ou ponto de vista muito pessoal sobre algo ou alguém. [Filosofia] Sistema filosófico que afirma a integral valorização da pessoa humana em sua totalidade, na transcendência da Natureza e na superação do individualismo atomista.