O que e ICMS PIS e Cofins?

O que é ICMS PIS e Cofins?

Entenda o PIS e a COFINS Também como duas modalidades de impostos brasileiros, o PIS e a COFINS costumam “andar” atrelados, mesmo sendo tributos diferentes. Então, na prática, a COFINS tem o objetivo de recolher fundos, especialmente, para a área de saúde pública e segurança social do país.

Quais os principais impostos empresariais nos âmbitos federal estadual e municipal?

São eles:

  • Federais: II – Imposto de Importação. IE – Imposto de Exportação.
  • Estaduais: ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. ITCMD – Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação.
  • Municipais: ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens Inter Vivos. ISS – Imposto sobre Serviços.

Quem paga ICMS PIS e COFINS?

Ela é uma intermediária entre o efetivo pagador, que é o consumidor final. Tanto isso é verdade que isso (valor) não é incluído contabilmente e muito menos existe no conceito de receita da empresa. A receita líquida exclui esse imposto sobre os quais ela é uma mera intermediária. Então, é o consumidor quem pagou.

LEIA TAMBÉM:   Qual o limite de transferencia do Pix por dia?

Qual é o valor total dos tributos ICMS PIS e COFINS?

A soma das alíquotas nominais do ICMS (18\%) e do PIS/COFINS-Importação (9,25\%) perfaz 27,25\%, ao passo que, o seu cálculo por dentro, como determinado na legislação, eleva a alíquota real para 37,46\%, representando uma diferença nominal de 10,21\% de conhecimento ignorado pelo grande público.

Quais são os principais impostos federais?

O lucro real é obrigatório para empresas com faturamento maior que 48 milhões anuais, e também para empresas que exercem determinadas atividades, como instituições financeiras e factoring. Outro imposto que está entre os principais impostos federais é o IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física.

Quais são os impostos estaduais principais?

Temos três impostos estaduais principais, conforme descrito abaixo. Imposto recolhido pelas empresas e repassado aos consumidores na compra de produtos e serviços comercializados no Brasil. Imposto que incide em heranças e doações e vai diretamente para os cofres do estado.

Por que ignorar a tabela de impostos federais?

Muita gente prefere ignorar, mas ter acesso e conhecimento da tabela de impostos federais, estaduais e municipais é uma ótima maneira de saber quanto do seu dinheiro é gasto somente em taxas. Além disso, é uma forma de você cobrar os governantes, em seus diferentes níveis, sobre o que está sendo feito com as quantias arrecadadas.

LEIA TAMBÉM:   Como parcelar divida ativa de Imposto de Renda?

Como os impostos são recolhidos no Brasil?

Os impostos federais, estaduais e municipais são recolhidos no Brasil pelo governo e têm incidência pelo fator gerador de cada um. Por exemplo, o fator gerador do II (Imposto sobre Importação) acontece quando o produto em questão dá entrada na alfândega.