O que é IAS 40?

CPC 28 e IAS 40: propriedade para investimento e a regra de transferência. Trata-se de um dos temas mais complexos do CPC 28, já que a transferência de outros ativos para propriedades de investimento (e vice-versa) exige uma análise criteriosa de cada ativo.

Como o capital pode ser classificado quanto à propriedade?

Conforme o Pronunciamento Técnico CPC 28, é considerado Propriedade para Investimento qualquer bem, seja ele terreno, edifício, mantido para recebimento de aluguel e/ou para valorização do capital. Por conta disso, são classificados no subgrupo Investimentos, dentro do Ativo Não Circulante.

Qual a diferença entre propriedade para Investimentos e imobilizado?

A propriedade para investimento, ao contrário do ativo alugado classificado no imobilizado, tem um fluxo de caixa específico e independente, ou seja, ele é o ativo principal gerador de benefícios econômicos, e não um acessório a outros ativos geradores desses benefícios.

LEIA TAMBÉM:   Qual a diferenca entre PCM e PSI?

Qual a classificação da propriedade imobiliária?

Na demonstração consolidada, tais propriedades não podem se qualificar como Propriedade para Investimento, posto que a propriedade, de certa forma, estaria sendo utilizada pelo próprio proprietário – se analisarmos uma perspectiva do grupo. Sendo assim, tais propriedades na demonstração consolidada serão sempre classificadas como Imobilizado.

Como pode ser adquirida uma propriedade de investimento?

26 – Uma ou mais propriedades de investimento podem ser adquiridas em troca de um ativo ou ativos não monetários, ou de uma combinação de ativos monetários e não monetários. O seguinte exemplo refere-se a uma troca de um ativo não monetário por um outro, mas também se aplica a todas as trocas descritas na frase anterior.

Qual o valor justo da propriedade para investimento em arrendamento?

Ademais, o valor justo da propriedade para investimento mantida em arrendamento reflete os fluxos de caixa esperados – incluindo a receita contingente que se espera que se torne pagável.

Quando deve ser reconhecida a propriedade para investimento?

LEIA TAMBÉM:   Quando o custo marginal e menor que o custo medio?

A propriedade para investimento deve ser reconhecida como ativo apenas quando cumprir simultaneamente os seguintes requisitos: for provável que os benefícios econômicos futuros associados à propriedade para investimento fluirão para a entidade; e o custo da propriedade para investimento possa ser mensurado confiavelmente.

Como contabilizar o Avj?

Detalhe é que a Lei 12.973/2014 determina que o AVJ deve ser contabilizado em segregado no ativo (exemplo – Propriedade para Investimento – imóvel X – Custo e Propriedade para investimento – imóvel X – AVJ) sob pena de tributação imediata.. O ganho não será computado no lucro real/CSLL.

Em quais situações um imóvel que a empresa utiliza para alugar deve ser reconhecido no Ativo Imobilizado?

Duas situações simples que exemplificam bem a questão do aluguel podem ser constatadas na locação de um imóvel para funcionários, que nesse caso é mensurado como Ativo Imobilizado, já um prédio comercial de propriedade da empresa e alugado para outras empresas é classificado como Propriedade para Investimento.

Qual o conceito de propriedade para investimento?

“As propriedades para investimentos são ativos mantidos para obter rendas ou para valorização do capital ou para ambas, e por isso classificadas no subgrupo Investimentos, dentro do Ativo Não Circulante”.

LEIA TAMBÉM:   Por que o credito e bom ou mau?

Como contabilizar a reavaliação do ativo imobilizado?

A contabilização da reavaliação deverá ser efetuada com base em laudo fundamentado que indique os critérios de avaliação e os elementos de comparação adotados. A reavaliação deve observar o Princípio da Continuidade, ou seja, considerar a efetiva possibilidade de recuperação dos Ativos em avaliação pelo seu uso.

Como contabilizar o ajuste ao valor de mercado?

É possível contabilizar o cálculo do ajuste a valor de mercado, seguindo o critério da forma de contabilização, tanto de forma sintética como analítica. Defina os Parâmetros da Integração Contábil (F650INT), informando as datas inicial e final tanto para o campo Integrar Aju.