O que e hipotiroidismo secundario?

O que é hipotiroidismo secundário?

(Mixedema) Hipotireoidismo é causado pela deficiência do hormônio tireoidiano. É diagnosticado por meio de características clínicas, como aparência facial típica, fala lenta e voz grossa e pele seca, com baixas concentrações de hormônios tireoidianos.

Porque ocorre edema no hipotireoidismo?

Uma das principais manifestações do Hipotireoidismo é a síndrome edematosa generalizada. Este edema ocorre por acúmulo intersticial de mucopolissacarídios, compostos principalmente de ácido hialurônico. As características hidrofílicas do ácido hialurônico levam ao aparecimento de um edema mucinoso, que é o mixedema.

Qual é a causa mais comum de hipotireoidismo em todo o mundo?

Em adultos, na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, podendo, também, ser provocada pela falta ou pelo excesso de iodo na dieta.

Qual a causa mais comum do hipotireoidismo?

Na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, uma disfunção autoimune. Por consequência, o organismo produz anticorpos que danificam a tireoide, diminuindo sua capacidade de produção dos hormônios.

LEIA TAMBÉM:   Como funciona contrato de cuidador de idosos?

Como podemos caracterizar hipotireoidismo?

O hipotireoidismo é caracterizado pela baixa produção desses hormônios e pode ter duas causas gerais: as primárias e as secundárias. A maioria dos casos (cerca de 95\%), é causada pelo hipotireoidismo primário, ou seja, uma falha na própria glândula tireoide ao produzir os hormônios tireoidianos.

Qual a causa do mixedema?

Geralmente causado por um hipotireoidismo prolongado, o mixedema é um edema duro e com aspecto de pele opaca. O distúrbio ocorre cinco vezes mais freqüentemente em mulheres do que nos homens. Indivíduos com mixedema apresentam edemas na face e nas pálpebras formando “bolsas” sob os olhos.

Quais são as manifestações do hipotireoidismo?

Hipotireoidismo é causado pela deficiência do hormônio tireoidiano. É diagnosticado por meio de características clínicas, como aparência facial típica, fala lenta e voz grossa e pele seca, com baixas concentrações de hormônios tireoidianos.

Como diagnosticar hipotireoidismo e hipotireoidismo?

O diagnóstico pode ser feito pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireoide. Níveis elevados de TSH e baixos dos hormônios da tireoide caracterizam o hipotireoidismo. TSH baixo e alta dosagem de hormônios da tireoide caracterizam o hipertireoidismo.