O que e hemorragia retroperitoneal?

O que é hemorragia retroperitoneal?

Traumas. Numa ferida ou contusão abdominal o hematoma retroperitoneal (HRP) é o testemunho de uma lesão de órgão ou de constituintes do espaço retroperitoneal. Geralmente, ocorrem outras lesões associadas. A hemorragia é variável e não há nenhuma relação entre a gravidade da lesão e o volume da coleção sangüínea.

O que é o retroperitônio?

Espaço anatômico localizado atrás da cavidade abdominal. Nesse local, encontram-se alguns órgãos, como o pâncreas e os rins, além de parte do intestino.

São sinais indicativos de apendicite percebidos na palpação do abdome?

Sinal de Blumberg: Dor à descompressão brusca no ponto de McBurney. Pode ser indicativo de apendicite. Sinal de Rovsing: Dor no quadrante inferior direito ao realizar a palpação do quadrante inferior esquerdo do abdome. Pode indicar apendicite aguda.

Como é feito o exame de retroperitônio?

A Ultrassonografia Retroperitônio é feita por meio do aparelho de ultrassom. Durante o exame o paciente permanece em decúbito dorsal (de barriga pra cima) em uma maca. Enquanto isso, o médico utiliza um pequeno aparelho (transdutor) e desliza este aparelho pelo abdômen do paciente.

LEIA TAMBÉM:   Pode usar o celular enquanto dirige?

O que é o sinal de McBurney?

O ponto de McBurney, também conhecido como ponto apendicular, é uma região abdominal descrita pelo cirurgião Charles McBurney. Ele encontrou a área exata que, quando comprimida profundamente e descomprimida bruscamente, desencadeia dor no paciente que tem indicativo de peritonite causada por um tipo de abdome agudo.

São sinais relacionados à palpação abdominal?

Sinais clássicos no Abdome Agudo

  • Sinal de Blumberg: Dor à descompressão brusca no ponto de McBurney.
  • Sinal de Rovsing: Dor no quadrante inferior direito ao realizar a palpação do quadrante inferior esquerdo do abdome.
  • Sinal de Dunphy: Dor à percussão do ponto de McBurney ou dor ao tossir.

Como é feita tomografia de abdome?

Tomografia abdominal é um exame de diagnóstico por imagem usado para avaliar o abdômen. Durante o procedimento, o paciente se deita sobre uma maca que é inserida dentro do equipamento de tomografia (tomógrafo) e fica imóvel por alguns minutos.