O que e grau de liquidez?

O que é grau de liquidez?

A liquidez é um índice que expressa a capacidade de converter ativos em dinheiro. Quanto maior for essa certeza, mais líquido um investimento ou negócio é. Dentro do cenário das análises financeiras, há diferentes tipos de liquidez que, quando avaliados em conjunto, podem dar uma ideia clara da situação de uma empresa.

Qual a ordem das contas no balanço patrimonial?

A organização do balanço patrimonial é sempre feita em ordem decrescente de liquidez. Ou seja, as contas que possuem um prazo mais imediato para serem ou resgatadas (no caso dos ativos) ou pagas (no caso dos passivos e do patrimônio líquido) são elencadas no topo do balanço.

Quais são os componentes do ativo circulante?

Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.

LEIA TAMBÉM:   Quem tem insuficiencia renal pode comer peixe?

Qual a ordem de liquidez dos ativos e passivos?

ERRO 1 ”apresentação de alguns ativos e passivos por ordem de liquidez” Ativo – ordem decrescente de liquidez (crescente no prazo de liquidez). Passivo – ordem decrescente de exigibilidade. ERRO 2 ”sobre tais itens patrimoniais, mantendo-se, para os demais ativos e passivos, o critério tradicional.”

Qual é o Ativo Circulante Líquido?

O ativo circulante líquido é também conhecido como ativo financeiro. O conceito representa qual é o recurso financeiro imediatamente disponíve l para cobrir as dívidas e despesas da empresa, e engloba o que uma empresa pode receber por suas atividades e investimentos.

Quais são os ativos circulantes cíclicos?

Em geral, os recursos dos ativos circulantes cíclicos são usados para cobrir passivos cíclicos que costumam estar ligados à atividades fundamentais para o funcionamento da empresa. Os principais exemplos de ativos cíclicos incluem adiantamento com fornecedores e de mercadorias, além de duplicatas a receber e pagamentos relacionados à estoques.

Qual o prazo para realização de um ativo circulante?

Para ser considerado um ativo circulante a realização precisa ocorrer num prazo de 12 meses após o balanço, ou seja, até o final do próximo exercício.