O que e excrecao de acido urico?

O que é excreção de ácido úrico?

O ácido úrico circula no sangue e está presente nas articulações e é eliminado predominantemente pelos rins. Quando há um aumento na ingestão, na produção ou na diminuição da excreção do ácido úrico que circula no sangue, ocorre a hiperuricemia.

Quem libera ácido úrico?

O ácido úrico se forma em nosso organismo como resultado do metabolismo das purinas, que são tipos de proteínas encontradas em diversos alimentos. Parte desse ácido é eliminada pelos rins através da urina e outra parte permanece circulando no sangue.

Como ocorre a produção de ácido úrico?

Ele surge como resultado da quebra das moléculas de purina – proteína contida em muitos alimentos – por ação de uma enzima chamada xantina oxidase. Depois de utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácido úrico. Parte dele permanece no sangue e o restante é eliminado pelos rins.

LEIA TAMBÉM:   Qual sera o melhor momento para comprar carro?

Quando o ácido úrico é considerado alto?

Como já explicado, o ácido úrico apresenta maior risco de formar cristais de urato quando a sua concentração sanguínea encontra-se acima de 7,0 mg/dl.

Como eliminamos o nitrogênio?

A eliminação pode ser por excreção direta ou por excreção após a conversão em compostos menos tóxicos. Os animais terrestres excretam o nitrogênio sob a forma de ureia, composto muito solúvel em água e não tóxica para as células. Em seres humanos e mamíferos, quase 80\% do nitrogênio excretado é sob a forma da ureia.

Quais são os alimentos ricos em purinas?

Alimentos com grande quantidade de purinas

  • extrato de carne;
  • consumo de carne e frango;
  • coração, fígado, rins, miolos;
  • vitela, carneiro, cabrito;
  • bacon, frios, embutidos em geral;
  • peixes e frutos do mar: arenque, anchovas, bacalhau, sardinha, salmão, mexilhão, camarão, ostras, lagosta, caranguejo, ovas de peixe;

Quais são as bases purinas?

Adenina, guanina, citosina, timina e uracila Bases púricas ou purinas – derivam da purina e possuem dois anéis (um hexagonal e um pentagonal) de carbono e nitrogênio. Fazem parte desse grupo a citosina (C), a timina (T) e a uracila (U).