O que e evolucao convergente por que ocorre?

O que é evolução convergente por que ocorre?

Tipo de evolução que ocorre quando pressões seletivas semelhantes originam adaptações semelhantes em grupos taxonómicos não relacionados. As estruturas análogas, como a asa de um inseto e de uma ave, têm origem embriológica diferente e, anatomicamente diferentes, desempenham função idêntica.

Quais são evolução?

Evolução é o processo de mudança e adaptação dos seres vivos às modificações ocorridas no meio ambiente com passar do tempo. A ideia de evolução como recurso biológico começou a ser discutida no século XVIII, pois até então acreditava-se na teoria do criacionismo.

O quê evolução convergente Cite dois exemplos?

Como exemplo de convergência evolutiva podemos citar as asas dos morcegos e das aves. Os olhos bem desenvolvidos encontrados nos vertebrados e nos cefalópodes (classe de moluscos a que pertencem polvos e lulas) constituem outro exemplo clássico de evolução convergente.

O que é evolução convergente e divergente?

A evolução divergente é a mais conhecida e envolve uma espécie que eventualmente se separa em duas. O segundo tipo de evolução – e geralmente o mais difícil de entender – é a evolução convergente. Este tipo explica como duas ou mais espécies podem desenvolver características semelhantes em tipos separados de ambientes.

LEIA TAMBÉM:   Qual a funcao do Processo Gerenciais?

O que é convergência evolutiva na biologia?

A convergência evolutiva ocorre quando têm lugar adaptações idênticas em populações de indivíduos com ascendência muito diferente. As características para adaptação ao voo dos mamíferos e das aves convergiram porque viveram num meio em que a seleção natural possibilitou essa mesma adaptação. …

O que é convergência na biologia?

A convergência evolutiva ocorre quando têm lugar adaptações idênticas em populações de indivíduos com ascendência muito diferente. As adaptações verificadas não são herdadas de um ancestral comum.

Qual a diferença entre órgãos Homologos de análogos Cite exemplos?

Um exemplo de órgão homólogo é a nadadeira dos golfinhos e as asas dos morcegos. Existem ainda órgãos que desempenham a mesma função, mas não possuem a mesma origem embrionária. Esses órgãos são chamados de análogos. Como exemplo, podemos citar as asas do morcego em comparação às asas de insetos.

O que é a evolução divergente?

Tipo de evolução que ocorre quando uma ou mais populações relacionadas apresentam estruturas homólogas como consequência de diferentes pressões seletivas.