O que e equinococose?

O que é equinococose?

O que é hidatidose humana (equinococose)? A hidatidose é uma doença parasitária, causada por vermes cestódeos do gênero Echinococcus. Também pode ser conhecida como doença da “bolha d’água” e “doença da paca”.

Quais os sintomas da equinococose?

Sintomas de equinococose

  • Dor abdominal e amarelecimento da pele e da área branca dos olhos (icterícia Icterícia em adultos Na icterícia, a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas.
  • Dor no peito e tosse com expectoração de sangue ou conteúdo de cistos se houver formação de cistos nos pulmões.

Qual o vetor da equinococose?

Fezes de cães infectados (e outros caninos) infectados são a principal fonte da infecção humana.

Como se pega a doença hidatidose?

A hidatidose é uma doença infecciosa causada pelo parasita Echinococcus granulosus que pode ser transmitido para os humanos através da ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes de cachorro infectado pelo parasita.

LEIA TAMBÉM:   O que aconteceria com a vida humana sem o Sol?

O que é o cisto hidático?

O cisto hidático ou hidatidose é uma doença parasitária ocasionada pela forma larval do verme Echinococcus granulosus, parasita pertencente ao grupo das tênias, presente apenas no intestino do cão. A larva encontra-se no interior dos cistos, que possuem um tamanho de aproximadamente 2 a 5 cm.

Como tratar cisto hidático?

O tratamento depende das características do cisto, como a localização, tamanho, presença de complicações. O tratamento cirúrgico talvez seja a melhor opção para cistos localizados no fígado, cérebro, pulmão e rins. Cistos maiores que 7,5 cm comumente possuem comunicação com o sistema biliar, necessitando de ressecção.

Quais os sintomas manifestam em um paciente com hidatidose?

Hidatidose cerebral Seus sintomas são: cefaleia, vômitos e edema de papila que são resultantes da hipertensão intracraniana, alterações da consciência, crises convulsivas, paralisias, bem como sinais neurológicos focais e amaurose (perda total da visão).

São sintomas relacionados à presença de cistos Hidáticos?

Os sintomas da hidatidose dependem do tamanho e da localização do cisto hidático. O fígado, os pulmões e o cérebro são os órgãos mais atingidos pela doença. A pessoa pode apresentar tosse, coceira, lesões de pele e crises de asma. Outros sintomas que poderão ocorrer também são: febre, fadiga e náuseas.

LEIA TAMBÉM:   Qual e e como se conta o prazo de juntada de documentos objetos no rito do Tribunal do juri?

Qual o agente causador da fasciola?

Fasciola hepatica (Linnaeus, 1758) é um trematódeo digenético que parasita o parênquima hepático e ductos biliares de ruminantes e outros mamíferos, inclusive o homem. É o agente etiológico da fasciolose, uma doença de grande importância na medicina veterinária por causar perdas econômicas na pecuária.

Quem são os hospedeiros e vetores da hidatidose e equinococose?

A equinococose-hidatidose é uma zoonose parasitária provocada por Echinococcus spp., helmintes que afectam animais domésticos, silvestres e o Homem (Nakao et al., 2013). Os termos equinococose e hidatidose são utilizados distintamente para descrever a zoonose no hospedeiro definitivo e intermediário, respectivamente.

O que causa cisto hidático?

Como ocorre a transmissão da fasciolose?

No ser humano, a transmissão da fasciolose está diretamente relacionada à ecologia dos caramujos (hospedeiros intermediários) e à ingestão de água e verduras contaminadas com as formas larvais do parasita (metacercárias) (Neves, 2003; Acha e Szyfres,1986).