O que é Endopsiquico?

A percepção endopsíquica é uma espécie de projeção dos processos que ocorrem internamente. É como uma percepção interna inconsciente que é tida como uma percepção externa consciente. A separação entre o que é externo e interno fica, assim, comprometida.

O que é estímulo focal?

Estímulos focais são aqueles estímulos internos ou externos que confrontam imediatamente a pessoa.

Como descrever o inconsciente?

Desejos ou memória reprimidas, emoções banidas do nosso consciente – por serem dolorosas, ou de difícil controle – se encontram no inconsciente, quase sem acesso para a razão. Essa definição pode variar dentro da própria psicanálise.

O que é o inconsciente para Freud?

Freud localiza o inconsciente não como um lugar anatômico, mas um lugar psíquico, com conteúdos, mecanismos e uma energia específica. O inconsciente faz parte da Primeira Tópica do Aparelho Psíquico construída por Freud a partir da Traumdeutung (Interpretação dos Sonhos) publicada em 1900.

LEIA TAMBÉM:   Como incrustar inseto?

Qual é o conceito de inconsciente coletivo?

O inconsciente coletivo é um reservatório de imagens latentes, chamadas de arquétipos ou imagens primordiais, que cada pessoa herda de seus ancestrais. A pessoa não se lembra das imagens de forma consciente, porém, herda uma predisposição para reagir ao mundo da forma que seus ancestrais faziam.

O que são os estímulos focais contextuais e residuais?

Os estímulos contextuais, que são todos os outros estímulos presentes na situação que contribuem para o efeito do estímulo focal e os estímulos residuais, que são os fatores cujos efeitos na situação atual não são centrais e a pessoa pode não ter consciência da influência destes fatores.

Qual é a teoria de Freud sobre o inconsciente?

No texto metapsicológico “O Inconsciente” (1980/1915a), Freud defende a tese da existência de processos psíquicos inconscientes, demonstrando que a equivalência convencional entre psíquico e consciente é completamente inadequada e calcada numa superestima outorgada à consciência.

Quais são os mecanismos de defesa do ego segundo Freud?

Entre eles, podemos citar: compensação, expiação, fantasia, formação reativa, identificação, isolamento, negação, projeção e regressão.

Quais os níveis de consciência Segundo Freud e suas definições?

Na teoria psicanalítica, os três níveis de consciência, conforme descritos por Sigmund Freud são a mente consciente, pré-consciente e inconsciente. No modelo da mente de Freud, a mente consciente é formada pelos pensamentos e sentimentos sobre os quais uma pessoa está ativamente consciente e capaz de raciocinar.

O que é consciência na psicanálise?

Vimos que, para Freud, a consciência é a função de um sistema específico do aparelho psíquico, responsável pela percepção do mundo exterior, de sentimentos e de processos do pré-consciente.

Quais as partes do aparelho psíquico?

O aparelho psíquico, ou somente psique, é o nome dado ao método estrutural proposto por Freud. Primeiramente foi dividido em inconsciente, pré-consciente e consciente, o que posteriormente foi modificado e dividido em três elementos que unidos trabalham nas ações e reações, o Id, Ego e Superego.

Quais são os três níveis de consciência Segundo Freud?

Para explicar esse fato, Freud descreve três níveis de consciência:

  • O consciente (al. das Bewusste), que abarca todos os fenômenos que em determinado momento podem ser percebidos de maneira consciente pelo indivíduo;
  • O pré-consciente (al.
  • O inconsciente (al.
LEIA TAMBÉM:   O que e blecaute cortina?

Quais são os níveis de consciência?

Existem 5 níveis de consciência:

  • Inconsciente ou alheio.
  • Consciente do problema.
  • Consciente da solução.
  • Consciente do produto.
  • O mais consciente.

Qual é a função do pré-consciente?

Na psicanálise, pré-consciente é o local que precede a consciência. Os pensamentos são pré-conscientes quando estão inconscientes em um determinado momento, mas não são reprimidos . Outras formas comuns de processamento pré-consciente são os fenômenos da ponta da língua e a visão cega .

Quais as três instâncias definidas por Freud como a 1 teoria que compõe o aparelho psíquico?

O consciente, pré-consciente e inconsciente.

O que é id aparelho psíquico?

Id (em alemão es, “ele, isso”) designa na teoria psicanalítica uma das três estruturas do aparelho psíquico. O id seria a fonte da energia psíquica (libido). É formado pelas pulsões – instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes.