O que e encefalopatia epileptica?

O que é encefalopatia epiléptica?

São entidades onde a atividade epiléptica é tão intensa que contribui para o comprometimento cognitivo e comportamental, além do esperado para a doença de base (malformação cerebral, por exemplo). Pode haver piora clínica com o tempo.

O que significa atividade epiléptica?

Crise epiléptica é um evento transitório, paroxístico e involuntário, que se manifesta por sinais e sintomas motores, sensitivos, sensoriais, autonômicos, psíquicos, com ou sem alteração da consciência, provocada por atividade neuronal síncrona e excessiva no tecido cerebral.

O que causa epilepsia refratária?

É caracterizada por uma predisposição permanente do cérebro em originar crises epilépticas, resultado de uma atividade elétrica anormal do órgão, o que causa convulsões ou comportamento e sensações incomuns, podendo levar até à perda de consciência.

O que causa epilepsia Mioclónica juvenil?

Fatores precipitantes das crises mioclônicas. Falta de sono, cansaço, esquecer de tomar a medicação, infecções, beber bebida alcóolica. Estímulos visuais repetitivos (fotosensibilidade). Todos estes fatores são especialmente frequentes em adolescentes, motivo pelo qual devem ser orientados neste sentido.

LEIA TAMBÉM:   Qual seria o efeito do derretimento das geleiras e calotas polares na aguas de mares e oceanos?

Qual exame identifica a epilepsia?

Os mais comumente solicitados são: Ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Exames laboratoriais de sangue e urina. Eletroencefalograma (exame que mede a atividade elétrica do cérebro).

Quais são as epilepsia de difícil controle?

A epilepsia é chamada de ¨de difícil controle¨ ou¨refratária¨ quando persistem as crises epilépticas apesar do uso de dois fármacos anticonvulsivantes de primeira linha, em doses adequadas, correspondendo a 20\% dos pacientes epilépticos.

O que é epilepsia juvenil?

A Epilepsia Mioclônica Juvenil (EMJ) tem sido descrita como uma epilepsia idiopática generalizada caracterizada por uma predisposição genética, sem evidência de déficit neurológico ou intelectual.