O que e efeito alelopatico?

O que é efeito alelopático?

A alelopatia é uma interferência direta que as plantas podem exercer uma sobre as outras. A alelopatia é o conjunto de efeitos negativos que as plantas daninhas causam sobre o crescimento e desenvolvimento das plantas cultivadas, ocorrendo através da liberação de substâncias químicas no ambiente.

Como ocorre a alelopatia?

A alelopatia é um fenômeno que ocorre nas relações entre plantas, na qual pode ser positivo, negativo ou neutro, a uma ou mais espécies envolvidas. Essa, aliás, é uma interação entre plantas, que motivadas pelo instinto de sobrevivência acabam influenciado o crescimento e desenvolvimento de outras espécies.

O que são plantas indicadoras o que elas indicam?

Plantas indicadoras são espécies particularmente sensíveis ao seu ambiente natural que servem como indicadoras da qualidade ou saúde do ambiente, medidos pelo nível de tolerância a que resistem, principalmente, a eventuais níveis das condições edafoclimáticas.

Quais as formas de liberação dos compostos químicos pelas plantas?

As plantas que os produzem são chamadas de “doadoras”, enquanto as plantas para as quais os aleloquímicos são direcionados são chamadas de “alvo” ou “receptoras”. A liberação desses compostos no ambiente pode ocorrer por volatilização, lixiviação, exsudação radicial e decomposição de tecidos.

LEIA TAMBÉM:   O que e compras realizadas digitalmente?

Quais as formas pelas quais os agentes aleloquímicos podem ser liberados no ambiente?

Liberação dos Aleloquímicos no Ambiente As substâncias alelopáticas são liberadas dos tecidos vegetais por vola- tilização, lixiviação, exsudação radicular e pela decomposição de resíduos vegetais (Rice, 1984).

Em quais formas as substâncias alelopáticas podem ser liberadas pelas plantas?

As substâncias alelopáticas são liberadas dos tecidos vegetais por vola- tilização, lixiviação, exsudação radicular e pela decomposição de resíduos vegetais (Rice, 1984). Estas substâncias voláteis são responsáveis pela diferença na composição florística no local de desenvolvimento destas plantas.