O que e dividendos a pagar no balanco patrimonial?

O que é dividendos a pagar no balanço patrimonial?

Os dividendos são uma parte dos lucros da empresa destinada para pagamento dos acionistas. É uma forma de retorno de capital do investimento que fizeram, como se fosse um salário pago a eles. Neste artigo você irá descobrir quais são as dúvidas contábeis mais comuns sobre o assunto.

Como contabilizar dividendo adicional proposto?

Dividendos adicionais:

  1. Declarados após o período contábil: Não são contabilizados, sendo apenas divulgados em Nota Explicativa.
  2. Declarados antes do período contábil: ficam no PL, até a aprovação pela Assembleia, quando são transferidos para o Passivo.

Quando deve ser feito o balanço patrimonial?

Quando deve ser feito o balanço patrimonial? O Balanço Patrimonial é um relatório que visa apresentar a situação financeira de uma empresa de um determinado período. De modo geral, costuma ser elaborado a cada 12 meses. Porém, nada impede que seja feito em menos tempo para ser utilizado para alguns dos objetivos citados anteriormente.

LEIA TAMBÉM:   O que e um protetor de surto?

Quais são os índices do Balanço Patrimonial?

Vários índices podem ser derivados do balanço patrimonial, ajudando os investidores a ter uma noção de quão saudável é uma empresa. Isso inclui, por exemplo, o índice dívida por patrimônio líquido e o índice de teste ácido.

Qual a ideia do Balanço Patrimonial na contabilidade?

Ou seja, a ideia do Balanço Patrimonial na Contabilidade é que haja um equilíbrio entre os dois lados. Considerando isso, a fórmula básica desse relatório é: Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido

Como fazer o cálculo do patrimônio líquido no balanço patrimonial?

O cálculo do Patrimônio Líquido no Balanço Patrimonial é extremamente simples de ser feito. Para chegar ao seu resultado, basta aplicar a seguinte fórmula: Agora é o momento de juntar todas as informações sobre o que é Balanço Patrimonial descritas até aqui.