O que e diferimento de imposto?

O que é diferimento de imposto?

O diferimento é uma espécie de substituição tributária, em que existe uma postergação ou adiamento do pagamento do imposto cuja obrigatoriedade do pagamento do imposto é transferida a um terceiro.

Quando ocorre o diferimento?

Diferimento significa adiar, demorar. Nesse sentido, diferimento ICMS é o ICMS pago em um momento posterior. Veja que apesar de ocorrer a circulação da mercadoria, o ICMS não será destacado em todas as notas, pois, o recolhimento do imposto será adiado para um momento posterior, o momento da venda.

Como fazer a compensação?

Qualquer empresa, independentemente do tamanho, pode fazer a compensação, desde que atenda aos requisitos e comprove o direito de compensar que alega ter. A compensação também pode ser feita para qualquer imposto ou contribuição, sendo ele pago à União, ao estado ou ao município.

Será que a diferença de causa não impede a compensação?

Neste caso, têm-se a compensação convencional. A diferença de causa nas dívidas não impede a compensação. Ou seja, não importa o que originou as dívidas, se as mesmas apresentam os requisitos necessários à compensação, quais sejam a reciprocidade, a liquidez, o vencimento e a fungibilidade, está poderá acontecer.

LEIA TAMBÉM:   Quando ha lesao da placa volar qual a deformidade em dedo?

Por que é imprescindível saber sobre o Acordo de compensação de jornada de trabalho?

No entanto, é imprescindível que os profissionais que ocupam cargos de gestão tenham conhecimento sobre o Acordo de Compensação de Jornada de Trabalho, previsto no Art. 59 da CLT. Caso você tenha dúvidas acerca desse assunto, não se preocupe! Reunimos neste post os principais questionamentos que rondam essa temática e as respectivas explicações.

Será que o devedor quer compensar as dívidas?

Ou seja, cabe ao devedor imputar o pagamento, indicar qual das dívidas ele quer compensar primeiro. Caso o devedor seja omisso, fica a cargo do credor determinar a qual dívida refere-se a compensação. Se ambos não se posicionarem, serão compensadas as dívidas primeiramente vencidas, ou, se ambas venceram simultaneamente,