O que e Diabetes Mellitus em caes?

O que é Diabetes Mellitus em cães?

De acordo com Schaer (2003), diabetes mellitus é uma síndrome com diferentes manifestações clínicas que acomete os cães. É caracterizada pela deficiência relativa ou absoluta na secreção de insulina pelas células beta presentes nas ilhotas de Langerhans do pâncreas.

Como diagnosticar diabetes mellitus em cães?

Diagnóstico. Baseia-se na presença das manifestações clínicas clássicas e na constatação de hiperglicemia (glicemia em jejum acima de 200mg/dL) e de glicosúria persistentes. Em cães cuja suspeita diagnóstica é o DM, a glicemia pode ser realizada mesmo que não estejam em jejum.

Qual a principal etiologia da diabetes mellitus em cães?

Causas. A diabetes nos cães e nos gatos é devida a alterações no pâncreas. Os factores que podem predispor ao aparecimento da doença são o excesso de peso, dieta “pobre”, anomalias hormonais, predisposição genética, stress e certos medicamentos.

Qual o tipo de diabetes mellitus mais comum em cães?

A diabetes tipo I é a mais comum entre os cães e gatos. Animais que apresentam esta doença metabólica, normalmente necessitam de reposição de insulina. A causa pode ser genética ou utilização exagerada de algumas medicações. Já a diabetes tipo II é raramente encontrada em cães.

LEIA TAMBÉM:   Como fazer um pe perfeito?

Quais os 3 critérios para o diagnóstico de DM em pequenos animais?

O diagnóstico de diabetes mellitus baseia-se em três critérios: os quatro sinais clínicos clássicos (poliúria, polidepsia, polifagia, perda de peso), a presença de um nível elevado de glicose na corrente sangüínea e presença de glicose na urina (Nelson, 2001).

Quais os tipos de diabetes mellitus em cães?

A diabetes mellitus é uma doença relativamente comum e aparece mais freqüentemente me cães de 5 ou mais anos. Existe, também, uma forma congênita que ocorre em cães, sendo muito rara (Spinosa, 2001). São conhecidos dois tipos desta diabetes mellitus: tipo I e tipo II.