O que e contrato de corretagem imobiliaria?

O que é contrato de corretagem imobiliária?

O contrato de corretagem é um acordo bastante conhecido no mundo dos imóveis e visa a intermediação para venda ou locação de um bem que pode ser imóvel ou móvel.

Como fazer contrato de corretagem?

Sua atuação pode ser de forma autônoma ou associada a uma imobiliária. Ao firmar o contrato de corretagem, é importante saber as exigências para trabalhar na área. O profissional precisa ser formado em um curso de transações imobiliárias e estar registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI.

Quem contrata o corretor?

A resposta é clara e direta: o vendedor. Pode parecer confuso a princípio, já que o corretor tem um relacionamento bem mais longo com o comprador, procurando o imóvel ideal, fazendo visitas e negociando valores. A explicação é simples: o comprador não contrata os serviços da imobiliária.

LEIA TAMBÉM:   O que e uma distribuicao equitativa?

O que é um contrato de exclusividade?

Um contrato de exclusividade atribui a apenas um corretor e/ou uma imobiliária a gestão da oferta de um negócio imobiliário, ou melhor, somente este profissional ou empresa deterá a autorização para promover, por todos os meios lícitos, o negócio de venda ou locação.

O que são serviços de corretagem?

Trata-se de contrato em que uma parte se obriga para com outra a aproximar interessados e obter a conclusão de negócios, sem subordinação e mediante remuneração. Também é chamado de mediação. A palavra “corretagem”, indica o contrato, o ofício do corretor e a sua remuneração.

São características do contrato de corretagem?

O Contrato de Corretagem possui as seguintes características jurídicas: bilateralidade, acessoriedade, onerosidade, aleatoriedade e consensualidade. O contrato é bilateral, visto que gera obrigações mútuas entre comitente e o corretor, posto que este deverá executar o encargo e aquele deverá remunera-lo.

Quando deve ser paga a comissão do corretor?

Segundo o Código Civil, a comissão do corretor é devida ao profissional uma vez que tenha conseguido o resultado previsto no contrato de mediação ou ainda que este não se efetive em virtude de arrependimento das partes (CC, art. 725).

LEIA TAMBÉM:   Qual principio de Direito Administrativo e mais importante?

O que é venda com exclusividade?

A autorização de venda com exclusividade está prevista no art. 726 do Código Civil Brasileiro, e com ela o proprietário tem a faculdade de autorizar apenas um profissional a vender o seu imóvel.