O que e colecistite quais as manifestacões clinicas?

O que é colecistite quais as manifestações clínicas?

É a inflamação aguda da vesícula biliar que se desenvolve em horas, geralmente como resultado da obstrução do ducto cístico por um cálculo. Sintomas incluem dor em hipocôndrio direito do abdome, algumas vezes acompanhada de febre, calafrios, náuseas e vômitos.

O que é sinal de Murphy ultrassonográfico?

O sinal de Murphy ultrassonográfico é um dos sinais mais específicos de colecistite aguda e consiste na compressão dolorosa sobre a vesícula biliar pela sonda do aparelho. Porém, pode não estar presente em alguns casos.

O que acontece quando a vesícula perfura?

INTRODUÇÃO. A perfuração espontânea da vesícula biliar (VB) é uma das complicações mais graves da colecistite aguda, de ocorrência rara, associada a elevada morbimortalidade, e com taxas de mortalidade relatadas variando entre 12\% e 42\%( 1. Tsai MJ, Chen JD, Tiu CM, et al.

O que é colecistite Litiasica?

caracterizada pelo acúmulo de pedras (cálculos biliares) na vesícula biliar ou nos dutos biliares. Isso acontece devido a um desequilíbrio na concentração das substâncias que compõem a bile, líquido digestivo produzido pelo fígado e armazenado na vesícula.

LEIA TAMBÉM:   O que e pagamento em processo?

Quais os tipos de colecistite?

Tipos de colecistite

  • Colecistite litiásica ou calculosa: é a principal causa de colecistite e é mais frequente em mulheres de meia idade.
  • Colecistite alitiásica: é mais rara e causa inflamação da vesícula sem presença de cálculos.

O que é sinal de Murphy positivo?

O sinal de Murphy acontece quando o paciente reage em sua respiração de forma rápida à palpação profunda da vesícula biliar. Dessa forma, palpa-se o ponto biliar ou ponto cístico, no hipocôndrio direito e pede-se para o paciente inspirar profundamente.

O que significa sinal de Murphy negativo?

O sinal de Murphy possui alta sensibilidade e importante fator preditivo negativo, mas a especificidade é baixa. O que significa isto? Isso significa que sua ausência praticamente exclui certas doenças, especialmente a inflamação da vesícula biliar, mas sua presença não se traduz necessariamente em colecistite aguda.