O que e colecistite aguda supurativa?

O que é colecistite aguda supurativa?

É a inflamação aguda da vesícula biliar que se desenvolve em horas, geralmente como resultado da obstrução do ducto cístico por um cálculo. Sintomas incluem dor em hipocôndrio direito do abdome, algumas vezes acompanhada de febre, calafrios, náuseas e vômitos.

O que é colecistite Calculosa aguda?

Cerca de 10\% da população ocidental sofre com os cálculos de vesícula e a incidência tende a aumentar com a idade. A colecistite aguda é uma inflamação aguda da vesícula biliar, que ocorre pela obstrução do ducto cístico (via de entrada e saída de bile para a vesícula biliar) geralmente causada por um cálculo biliar.

Quais as complicações da colecistite?

Colecistite acalculosa aguda Sem tratamento, a doença pode progredir rapidamente para gangrena e perfuração da vesícula biliar, provocando sepse, choque e peritonite; a mortalidade aproxima-se de 65\%.

LEIA TAMBÉM:   Quantos vale o anel da Libertadores 2020?

Quais exames são realizado para diagnosticar a colecistite?

O diagnóstico definitivo de colecistite é estabelecido por exame de imagem a partir da suspeita clínica. O exame de imagem de primeira escolha é a ultrassonografia de abdome, sendo a cintilografia hepatobiliar a alternativa de preferência.

O que é colecistite Alitiásica?

A colecistite alitiásica aguda (CAA) trata-se de uma inflamação da vesícula biliar sem a evidência de cálculos biliares. É estimado que ocorra em 2-15\% de todos os casos de cole- cistite aguda e geralmente se associa a condições de saúde críticas, como pós-operatório, trauma recente grave e queimaduras.

Quais antibióticos curam a colecistite?

A cobertura antibiótica deveincluir ceftriaxona, 1-2 g, a cada 24 horas, associada a metronidazol (500 mgIV por dia), ou monoterapia com um inibidor da ß-lactamase, como piperacilina-tazobactamou carbapenêmico. A taxa de mortalidade por colecistite enfisematosa é deaproximadamente 15\%.

Como tratar a colecistite aguda?

O tratamento da colecistite é feito pelo gastroenterologista, com internamento hospitalar, e cirurgia para retirar a vesícula, além do uso de remédios anti-inflamatórios para aliviar a dor e a inflamação.

LEIA TAMBÉM:   O que e esconder SSID?

O que provoca a colecistite?

A principal causa da colecistite é a formação de cálculos biliares (colelitíase) que bloqueiam o duto cístico, impedindo que a bile saia da vesícula biliar e alcance o duodeno, onde se processa a emulsificação das gorduras.

O que é colecistite Litiásica?

Colecistite litiásica ou calculosa: é a principal causa de colecistite e é mais frequente em mulheres de meia idade. Acontece quando uma pedra, também chamada de cálculo, causa a obstrução do ducto que faz o esvaziamento da bile. Assim, a bile se acumula na vesícula e a torna distendida e inflamada.

Porque ocorre ictericia na colecistite?

A icterícia ocorre em 20\% das vezes e sugere a presença de um cálculo na via biliar principal ou uma compressão extrínseca (síndrome de Mirizzi). Quando a dor localiza-se difusamente no abdômen, suspeitamos de colecistite aguda perfurada com extravasamento de bile para a cavidade peritoneal.

O que é o exame Colangioressonância?

Hidro-RM, ou Colangiorressonância, é um exame não invasivo que avalia as vias biliares e pancreáticas. RM significa ressonância magnética.