O que e cognicao na psicologia artigo?

O que é cognição na psicologia artigo?

A psicologia cognitiva na tradição anglo-saxônica relacioria-se ao processamento de informação, inteligência artificial; estrutura do pensamento, do raciocínio, da memória etc. O interesse recai sobre a estrutura, processamento e funcionamento dos fenômenos da consciência (12).

O que os psicólogos cognitivos estudam?

Utilizando uma terminologia mais tradicional, o psicólogo cognitivo estuda aspectos da atividade cognitiva representados pela percepção, memória, imagem mental, pensamento, raciocínio, aprendizagem etc.

O que é psicologia cognitiva e o que envolve a cognição?

A psicologia cognitiva é a vertente da psicologia que salienta a importância das cognições como reguladoras do comportamento humano. As cognições são todas as formas de conhecimento, ou seja, englobam o pensamento, o raciocínio, a compreensão, a imaginação e, por exemplo, o julgamento.

Quais os tipos de cognitivos?

Existem diversos tipos de processos cognitivos. Um dos mais importantes é a linguagem, nossa capacidade de comunicação. A percepção, a assimilação de informação, a reflexão, o pensamento lógico, a concentração e a memória são exemplos de pensamentos cognitivos.

LEIA TAMBÉM:   Porque deitar no chao alivia dor nas costas?

Quais as características da psicologia cognitiva?

A psicologia cognitiva abrange como principais objetos de estudo a percepção, o pensamento e a memória, procurando explicar como o ser humano percebe o mundo e como utiliza-se do conhecimento para desenvolver diversas funções cognitivas como: falar, raciocinar, resolver situações-problema, memorizar, entre outras.

Qual a importância do estudo dos processos cognitivos na prática psicológica?

O estudo dos processos cognitivos é um conhecimento facilitador para melhorar a atuação de cada profissional de forma específica. Os psicólogos se utilizam desse saber para compreender o comportamento humano e propor técnicas de reestruturação cognitiva.

São processos psicológicos cognitivos?

Processos Cognitivos: Esta linha tem por objetivos desenvolver pesquisas no âmbito dos processos cognitivos básicos (percepção, atenção, memória), podendo ou não estar relacionados a processos superiores (linguagem, inteligência, tomada de decisão, raciocínio, etc.).

Qual o foco da psicologia cognitiva?

Segundo Miranda (2013), “a Psicologia Cognitiva é uma área de conhecimento que se propõe em estudar como as pessoas são capazes de perceber, aprender, lembrar e pensar sobre determinadas situações da vida, ou seja, se propõe a estudar os processos mentais dos indivíduos”.

LEIA TAMBÉM:   Como saber se o oleo de jojoba e puro?

O que significa ser uma pessoa cognitiva?

Também conhecida como capacidade cognitiva ou até mesmo desenvolvimento cognitivo, a cognição é um termo usado para se referir à capacidade de adquirir conhecimento e desenvolver emoções, tendo como base o raciocínio, linguagem e memória, dentre outros.