Índice
- 1 O que é certificação social?
- 2 O que é certificação de responsabilidade social?
- 3 Quais as responsabilidades do sistema brasileiro de certificação?
- 4 Como funciona a certificação ambiental no Brasil?
- 5 Quais são as principais certificações ambientais?
- 6 Qual a responsabilidade do Contabilista Certificado?
- 7 Como receber o certificado ISO 9001?
A certificação social aplica normas de responsabilidade social às empresas. O número de empresas que estão adotando como fator estratégico de sucesso a certificação social tem aumentado nos últimos anos devido às pressões de clientes, fornecedores, empregados entre outros grupos.
As certificações de Responsabilidade Social são normas que asseguram a atuação da empresa pela melhoria da qualidade de vida da sociedade e desenvolvimento sustentável. Norma criada para assegurar a qualidade da contabilidade, auditoria e relato social ético.
Quais as responsabilidades do sistema brasileiro de certificação?
Art. 3º – São atribuídas ao INMETRO as funções e responsabilidades de Organismo de Credenciamento do SBC, as quais devem ser exercidas de forma transparente, não discriminatória e independente, em conformidade com as práticas internacionais vigente, além das funções de Secretaria Executiva do CBC. Art.
Qual o papel das normas e certificações de responsabilidade social?
Normas e certificações na área da Responsabilidade Social Empresarial vêm sendo desenvolvidas para que empresas possam responder a desafios como ampliação de responsabilidades, exigência de transparência, perenidade em longo prazo e concorrência acirrada, trazidos pela nova realidade em que vivemos.
Qual benefício a certificação de responsabilidade social traz aos funcionários e a comunidade?
A implantação da certificação de Responsabilidade Social proporciona várias vantagens a uma organização, principalmente o fortalecimento do negócio e da imagem da empresa no mercado. A busca de ações para tornar isso possível são as mais amplas possíveis e em todas as áreas.
Como funciona a certificação ambiental no Brasil?
Certificação ambiental é uma garantia para o consumidor e atesta que os produtos possuem diferencial produtivo relacionado a uma maior qualidade ambiental. As empresas certificadas demonstram que tomam todas as medidas de proteção ambiental desde a aquisição da matéria prima até a disposição de seus resíduos.
Quais são as principais certificações ambientais?
As certificações ambientais no Brasil Dentre as principais estão o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), GBC Casa, GBC Condomínio, GBC Zero Energy além do selo Procel PBE Edifica e do Selo Casa Azul da Caixa.
Qual a responsabilidade do Contabilista Certificado?
1 – O contabilista certificado é responsável por todos os actos que pratique no exercício das profissões, incluindo os dos seus colaboradores. 2 – O recurso à colaboração de empregados ou de terceiros, mesmo no âmbito de sociedades de profissionais, não afasta a responsabilidade individual do contabilista certificado.
Qual o conteúdo da certificação?
O certificado é o conteúdo, ou seja, o corpo da certificação. Esta última atesta “ser verdade” algo que está declarado. Portanto, fazer a certificação é um ato sério, pois quem assina está assumindo a responsabilidade sobre aquilo que afirma o documento.
Como obter a certificação ISO da minha empresa?
Como obter a certificação ISO da minha empresa? Basicamente, as etapas necessárias para a certificação são: Processo para identificar qual é a situação da empresa em relação aos requisitos da norma desejada. Com o Diagnóstico é possível avaliar quais serão as ações que deverão ser tomadas para implementar o sistema de gestão.
Como receber o certificado ISO 9001?
Após toda a implementação do sistema de gestão compatível com a norma desejada (ISO 9001, ISO 14001 ou outras), a empresa tem que passar por uma Auditoria Externa, realizada por um Órgão Certificador para receber o certificado.