O que e carta da Previdencia Social?

O que é carta da Previdência Social?

a carta de concessão do benefício ou simplesmente carta de concessão é um documento oficial emitido pelo INSS, após a aprovação de algum benefício previdenciário. Funciona, portanto, como um documento comprobatório, trazendo diversas informação úteis para o segurado – e em especial para os aposentados e pensionistas.

Como tirar a carta de concessão do INSS?

Veja como é simples:

  1. Acesse o portal Meu INSS. O sistema Meu INSS pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo disponível para Android e IOS.
  2. Selecione a opção Carta de Concessão. Nas opções da tela inicial, escolha “Carta de Concessão”.
  3. Visualize e imprima o documento.

Como acessar a carta de concessão do INSS?

Obter Carta de Concessão de Benefício

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão Novo Pedido; Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento.
LEIA TAMBÉM:   O que a gestante sente com 39 semanas?

Como é certificada a invalidez?

A invalidez é certificada pelo Sistema de Verificação de Incapacidades (SVI) em função da incapacidade permanente para o trabalho apresentada pelo beneficiário.

Quem é um beneficiário inválido?

Para a Segurança Social, um beneficiário inválido é aquele que está, de alguma forma, incapacitado para o trabalho de forma permanente. Dentro do conceito de invalidez há duas categorias: a invalidez absoluta e a invalidez relativa.

Quando é enviado o seu documento para a previdência social?

Este documento é enviado para a sua casa pela previdência social para o segurado após aproximadamente 30 dias, podendo demorar um pouco mais em alguns casos, à depender da quantidade de pedidos efetuados naquele período. Fique conosco e saiba como verificar seu documento e quais os principais resultados do mesmo.

Quando é devida a pensão de invalidez?

A pensão de invalidez é devida desde a data da deliberação da comissão de verificação ou da comissão de recurso, ou daquela em que a comissão considerar que a incapacidade se verificou. Essa data não pode ser anterior à data de apresentação do requerimento da pensão ou da promoção oficiosa da verificação da incapacidade.