O que e Calcinosis cutis?

O que é Calcinosis cútis?

A calcinosis cutis consiste na deposição de sais inorgânicos, nomeadamente cálcio, na derme, epiderme e tecido subcutâneo, causando lesões que podem desencadear prurido e auto-traumatismo. Uma das causas mais frequentemente associadas à calcinosis cutis é o hiperadrenocorticismo.

O que é calcinose?

Depósito patológico de cálcio em vários tecidos orgânicos, em especial no tecido celular subcutâneo ou junto às articulações. A calcinose pode ser localizada ou difusa.

Qual o tratamento para calcinose?

O melhor tratamento da calcinoses ainda não é claro, não existindo tratamento totalmente efetivo, sendo realizada tentativa clínica medicamentosa de parar ou cessar progressão da doença e em última opção tratamento cirúrgico, devido à dúvida da evolução do trauma cirúrgico2.

O que é calcificação na pele?

Calcinose cutânea é uma doença incomum, de fisiopatologia incerta e, muitas vezes, incapacitante. Caracteriza-se pela deposição de sais de cálcio na pele ou tecido subcutâneo. É classificada em quatro subtipos: metastática, distrófica, idiopática e iatrogênica.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo pode ficar com Band-aid?

O que causa calcinose escrotal?

Revisões recentes afirmam que a calcinose escrotal pode resultar de inflamação da epiderme, com formação de cistos dérmicos seguidos de calcificação distrófica no interior, com migração de queratina do cisto ou derme adjacente a uma parede celular rompida.

Como tratar calcinose escrotal?

O melhor modo de se solucionar esse tipo de problema é através de intervenções cirúrgicas, onde são feitas as remoções de todos os nódulos ou tecidos que sofrem com a calcinose, evitando que as lesões retornem em um futuro próximo e eliminando qualquer desconforto ou emissão de material orgânico pela área inflamada.

O que é pele escrotal?

1 – Pele escrotal – a pele escrotal é fina e pilosa (Fig. 1), com maior incidência de pelos na parte inferior do escroto e possui uma prega semilunar na parte posterior da haste funicular. A superfície é marcada irregularmente por sulcos rasos.

O que é Microlitíase testicular?

A microlitíase testicular (MT) é uma patologia pouco comum que atinge geralmente os dois testículos e é caracterizada por pequenas calcificações no lumen dos tubulos seminiferos.