Índice
O que é análise de estoque?
Os indicadores de estoque te ajudam a manter o controle sobre as mercadorias, para que sempre possa suprir as demandas dos consumidores. Investir nessa estratégia, sem dúvidas, vai ajudar a manter o estoque organizado e equilibrado para atender à demanda dos clientes.
Quais são as técnicas para administração de estoques?
8 métodos de controle de estoque
- PEPS. O método de gestão de estoque PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) é um dos mais praticados e refere-se à saída das mercadorias de acordo com a ordem cronológica.
- UEPS.
- Custo Médio.
- Just in Time.
- Curva ABC.
- Preço Específico.
- Giro de estoque.
- Ciclo PDCA.
Como podem ser feitas as reposições de mercadorias nas empresas?
Algumas dicas
- Conheça os produtos que têm menor saída, e diminua a compra ou extingue-os;
- Mantenha no estoque somente os produtos com maior venda;
- Faça uma análise de mercado, busque fornecedores com melhores preços;
- Invista em um sistema de controle de estoque.
Qual o objetivo do controle de estoque?
O autor ainda fala que o controle de estoque possui 3 objetivos: 1° Maximizar o nível de serviço ou o nível de atendimento da demanda através de mercadorias em estoque. 2° Reduzir os custos totais do estoque por meio do giro ou da redução de investimentos e custos.
Qual a vantagem competitiva de um controle de estoque?
Um bom controle de estoque é uma vantagem competitiva para a sua empresa. A medida em que possuir determinado produto que esteja em falta nas empresas concorrentes, você garante um aumento das vendas.
Qual é a gestão de estoque?
A gestão de estoque é o processo que garante planejamento, execução e controle dos recursos armazenados dentro de uma empresa. Em seu livro “Gestão de Estoques”, Bráulio Wilker, fala que o gerenciamento de estoque atua sobre os processos de suprimento.
Qual o indicador para um controle de estoque eficiente?
Outro importante indicador para fazer um controle de estoque eficiente é o que chamamos de cobertura de estoque. Ela serve para apontar se o seu estoque é suficiente ou não para atender as médias de compra de acordo com o registro de todas as saídas de seus produtos.