O que e a teoria da agencia?

O que é a teoria da agência?

A Teoria de Agência busca explicar os conflitos de interesses que podem surgir da relação contratual entre um principal e um agente. O agente é o indivíduo que, motivado por seus próprios interesses, se compromete a realizar certas tarefas para o principal.

Quem criou a teoria da agência?

Michael Jensen
Um dos expoentes desse campo de estudos é Michael Jensen (1976), ao qual é atribuída a elaboração dos fundamentos da “Teoria dos Agentes” (Agency Theory), onde são definidos vários tipos de “custos de agência” (agency costs), ao mesmo tempo em que são estudadas soluções para minimizá-los.

Quando surgiu a teoria da agência?

2.1 TEORIA DA AGÊNCIA (AGENCY THEORY) Segundo Eisenhardt (1989), a relação entre agente e principal deve refletir uma organização eficiente, isto é, em equilíbrio quanto a informações e riscos. Esse equilíbrio também decorre do compromisso entre ambos.

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O que é um problema de agência?

Conflito de agência é a possibilidade de divergência de interesses entre acionistas e gestores, onde um tenta tirar vantagens do outro de uma mesma situação. No Brasil, os principais conflitos de agência ocorrem entre acionistas majoritários e acionistas minoritários.

Quais são os conflitos de agência?

Qual a relação entre a Governança Corporativa e a teoria da agência?

Jensen e Meckling (1976), na formulação original da teoria da agência, empregam que a teoria foca a relação entre os gestores (agente) e os acionistas (principal) e que a Governança Corporativa apoia-se na Teoria da Agência para auxiliar na gerência deste relacionamento.

Como resolver problemas de agência?

Para que os riscos e demais Problemas de agência possam ser evitados, devem-se adotar algumas medidas, como:

  1. Boa comunicação e tentativa de consenso;
  2. Fiscalizações constantes;
  3. Direitos garantidos;
  4. Gestão independente.

O que é conflito de agência na governança corporativa?

Conflito de agência é a possibilidade de divergência de interesses entre acionistas e gestores, onde um tenta tirar vantagens do outro de uma mesma situação. Envolve problemas de assimetria de informações entre o agente e o proprietário e faz parte das considerações de Jensen & Meckling (1976).