O que e a sociologia da infancia?

O que é a sociologia da infância?

A sociologia da infância tem como intuito ouvir, observar, dar voz às crianças e às suas experiências, uma vez que ao entender o ser infantil, suas vivências, suas culturas e suas relações entre pares, desenvolve-se uma docência que visa a criança como sujeito ativo na sociedade.

O que é criança o que é infância?

Segundo a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), a carta magna internacional assinada pelo Brasil em 1990, entende-se por infância o período de vida de todo indivíduo com menos de dezoito anos de idade, “salvo se, em virtude da lei que lhe seja aplicável, tenha atingido antes a maioridade”.

Qual é a definição de quem é criança?

Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

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Que elementos são importantes para entender a infância?

Cognitivo, emocional, físico até”, explica, falando não somente da figura materna, mas de todos que exercem o papel de cuidados do bebê.

Como surgiu a Sociologia da Infância?

A sociologia da infância, elaborada em torno da década de 30 do século passado, desenvolve-se cada vez mais no contexto mundial, justamente por estimular a ideia de posicionar as crianças, no campo da teoria e da metodologia, como atores sociais perfeitos.

Como a Sociologia da Infância pode auxiliar a educação?

A Sociologia da Infância considera a criança um ator social, por isso os conceitos pesquisados e estudados por este campo tem grande relevância para a educação de crianças. Assim como se percebe que é preciso conceder o devido espaço para estes sujeitos que fazem parte da sociedade e merecem serem escutadas suas vozes.

É importante estudar o conceito de infância?

Conhecer os aspectos relacionados à concepção de infância e sobre como as crianças eram tratadas e educadas permitem analisar e refletir melhor sobre as concepções hoje existentes, também possibilitando uma reflexão sobre a educação e a escola hoje.

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Quando surgiu a sociologia da infância?

Como a sociologia da infância concede a criança?

A Sociologia da infância apresenta novos discursos e conceitos acerca da criança, considerada nesta perspectiva teórica, como ator social e histórico, pertencente a uma categoria geracional permanente de estatuto próprio: a infância.

O que é categoria geracional?

A Infância é uma “categoria social do tipo geracional” (abstração que refere um conjunto de indivíduos que, nos planos sincrônico e diacrônico, se identificam por uma característica comum – pertencerem ao mesmo escalão etário -, a qual é socialmente moldada, de tal modo que todos os indivíduos do grupo, apesar das …

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Como a sociologia da infância pode auxiliar na educação?

Como a sociologia da infância pode auxiliar a educação?

Como enxergar a educação infantil?

A música, a pintura, a dança, a fotografia, entre outras formas de inserir a criança no mundo das artes, são a maneira mais eficaz de incentivar o senso estético e crítico delas. Além disso, são ótimas formas de se perceber a visão de mundo que o aluno tem, visto que essa visão difere daquela que um adulto apresenta.

Qual era a função dos Jardins-de-infância no passado?

Raízes na educação infantil Eram sementes que deveriam ser cuidadas com afeto e, se adubadas, estariam livres para aprender sobre si e sobre o mundo. Assim, a principal finalidade dos jardins de infância era colocar as crianças em relação com a natureza e com o seu próprio desenvolvimento.

O que diz a Constituição de 1988 sobre a educação infantil?

Educação Infantil na atual Constituição No Brasil, a Educação Infantil – isto é, o atendimento a crianças de zero a seis anos em creches e pré-escolas – é um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988.

O que é viver a infância?

A infância é um período de curta duração. Biologicamente falando, ela se encerra com o início da puberdade, que ocorre entre 10 e 14 anos de idade. Depois, tem início a adolescência, fase em que é comum que os pais percam espaço para os amigos. Atualmente, esse período se estende até os 24 anos de idade.

O que é infância na atualidade?

As infâncias precisam ser compreendidas como uma etapa da vida em si, e não a preparação para algo futuro. No Brasil, esta etapa de vida é compreendida como o período entre o nascimento e a adolescência, por volta dos 12 anos. …

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Quando surge a sociologia da infância?

Qual é o conceito de sociologia?

O que é Sociologia: Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade. É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. A sociologia estuda as relações de formalidade presentes na vida e nas sociedades.

Como surgiu a sociologia da infância?

O que é ser criança artigo?

Por Profa. Ser criança no século XXI significa ter uma série de direitos como educação, saúde, alimentação e o fundamental direito à vida. Entende-se que a infância é uma construção cultural, social e histórica, sujeita a mudanças.

Como deve viver uma criança?

  1. As crianças são como um sol que ilumina tudo em seu caminho. Eles realmente não sabem o que é se preocupar com o futuro ou ter responsabilidades. Nunca se sentirão envergonhadas por cair e começar de novo, por errar ou por mostrar seus sentimentos.
  2. Ria o quanto puder e sempre que tiver a oportunidade.

Qual foi a origem da sociologia da infância?

Um passo importante para isso foi o surgimento da sociologia da infância, a partir dos anos 1930, graças ao sociólogo e antropólogo francês Marcel Mauss (1872 – 1950), que trouxe esse conceito para dentro das Ciências Sociais. Esse campo do conhecimento, contudo, acabou sendo excluído das pesquisas acadêmicas nas décadas seguintes.

Como a infância é vista pelos sociólogos?

Posteriormente, a infância passou a ser vista pelos sociólogos como algo que vai muito além de uma mera condição natural do desenvolvimento das pessoas. “As primeiras linguagens da criança pequena são construídas com a família e após é ampliado pela instituição escolar.

Quais são as concepções de infância e criança?

Para Dahlberg; Moss; Pence (2003), as novas concepções de infância e de criança apontam para a aceitação de uma multiplicidade e um devir que não se fecha em si mesmo. Segundo os autores, o projeto defendido e sustentado pela Modernidade compreende o ser humano totalmente realizado, maduro, independente, autônomo, livre e racional.

Quais são as características da infância?

De um modo geral, existe a compreensão de que ser criança resume-se em ser feliz, alegre, despreocupado, ter condições de vida propícias ao seu desenvolvimento, ou seja, a infância é considerada o “melhor tempo da vida”.