O que e a Sindrome do Colapso das Colônias das abelhas e qual o impacto deste fenômeno?

O que é a Síndrome do Colapso das Colônias das abelhas e qual o impacto deste fenômeno?

A síndrome tem características próprias e pode ser reconhecida apenas após sua ocorrência, por meio de um conjunto de sintomas, como a rápida perda de abelhas operárias adultas, evidenciada pelo enfraquecimento ou morte da colônia com excesso de crias, quando comparado à população adulta.

Por que o não retorno das abelhas operárias campeiras para a colmeia está causando o desaparecimento das abelhas?

Uma deficiência da quantidade e qualidade do pólen e néctar leva à redução do número de abelhas nas colônias e da quantidade de colônias em uma região.

O que é síndrome de colapso de colmeia?

O fenômeno Síndrome do Colapso das Colônias ou CCD, na sigla em inglês (Colony Collapse Desorder), se caracteriza pelo desaparecimento repentino de operárias em colônias manejadas da espécie de abelha Apis mellifera.

Quais são as causas para o fenômeno chamado de Distúrbio do Colapso das colônias ou DCC?

As causas do DCC não são bem conhecidas, provavelmente seja uma combinação de fatores, como perda de habitat, doenças e uso de certos agrotóxicos, especialmente inseticidas de uso agrícola. São afetadas tanto as abelhas domesticadas como as selvagens.

LEIA TAMBÉM:   Como abrir o arquivo de declaracao de imposto de renda 2019?

Quais os principais fatores que interferem na perda de enxames de abelhas O que fazer para evitar tal perda?

Brasil têm regiões com picos positivos e negativos de temperatura e os apicultores devem tomar cuidados para não perder o enxame. Abelhas são insetos muito sensíveis às mudanças em seu habitat. Seca, chuva em excesso, calor e frio podem interferir diretamente na produção melífera.

Quais as formas de exposição aos agrotóxicos e suas consequências para as abelhas?

O desaparecimento dos polinizadores dos agroecossistemas deve-se principalmente ao uso incorreto e excessivo de agrotóxicos, que coloca em risco colônias de abelhas de matas próximas que visitam esse local ou que polinizam áreas de cultivo, pois seus resíduos ficam nas flores e contaminam o néctar e o pólen.

Como o desaparecimento das abelhas pode interferir na produção de alimentos?

Como consequência, o desaparecimento das abelhas pode impedir ou reduzir drasticamente a reprodução de muitas espécies de plantas, levando ao desequilíbrio dos ecossistemas e a perda da biodiversidade. A produtividade agrícola também está em risco, podendo ocasionar forte impacto à economia global.

LEIA TAMBÉM:   Qual o objetivo principal para se constituir uma joint venture?

https://www.youtube.com/watch?v=h3oMEP87tUo