O que e a punicao para Foucault?

O que é a punição para Foucault?

A punição é a contramedida do crime e serve para desincentivá-lo; Efeitos Laterais: A pena deve ter efeitos sobre todo o corpo social, não basta apenas o sentenciado ser punido, todos devem saber qual foi a pena para tal delito.

O que fala o livro Vigiar e punir de Foucault?

“Vigiar e Punir aborda o problema da institucionalização do poder de forma muito nova, o que deixou marcas profundas nas pesquisas históricas e sociológicas que se seguiram a ele. Trocando em miúdos: para Foucault, a punição dos criminosos se transforma, em grande parte, porque o jeito de exercer o poder também mudou.

O que é punição justificada?

Para o retributivismo, a punição é justificada pelo ato errado cometido. A pessoa que age erroneamente mereceria sofrer em proporção ao seu erro, em razão de sua culpa em ter cometido um crime.

É melhor vigiar do que punir?

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as causas de um angioma?

A condição de aceitação da prisão é a coerção: uma sociedade inteira baseada no princípio de que Vigiar é mais produtivo que Punir. Em suma, este novo plano de imanência, que brota de determinadas condições históricas, estabelece o nexo entre a punição e o cotidiano moral.

Qual a relação entre poder e punição para Foucault?

Vigiar e punir nos mostra o poder como exercício – exercício de corpos que investem sobre outros corpos para cerceá-los, sujeitá-los, educá-los. Ao contrário de toda a tradição que identificava o poder com o Estado e com os seus aparelhos, Foucault mostra em sua obra, que o poder é plural.

Qual a finalidade do grande irmão no livro Vigiar e Punir?

O Grande Irmão aniquilava qualquer forma de resistência manipulando as pessoas, fazendo-as acreditar que a espionagem era para o bem de todos, algo normal e necessário, punindo atitudes de rebeldia. Também na área do entretenimento, existem vários programas de televisão que naturalizam a vigilância, como o Big Brother.

Qual o sentido da punição?

Significado de Punição substantivo feminino Pena; condenação imposta por um juiz à pessoa que cometeu um crime. Castigo; recriminação feita a alguém: punição infantil. [Figurado] O que é insuportável; ação de se submeter a algo muito desagradável: o exame demorado se tornou uma punição.

LEIA TAMBÉM:   Como saber se tenho alergia a ouro?

O que é punição legal?

De acordo com Frederico Marques, o direito de punir é “o direito que tem o Estado de aplicar a pena cominada no preceito secundário da norma penal incriminadora, contra quem praticou a ação ou omissão descrita no preceito primário causando um dano ou lesão jurídica, de maneira reprovável” (Elementos de Direito …

O que é a microfísica do poder explique?

Segundo essa teoria, o poder possui um determinado lugar na sociedade, ele ocupa um espaço visível (por exemplo, a figura do Rei, do Papa ou a figura do Executivo, Legislativo, Judiciário). Ou seja, nós conseguimos identificar quem ou o que está exercendo o poder político.

O que Foucault fala sobre vigiar e punir?

Qual período histórico em que Foucault analisa a punição em sua obra?

Foucault apresenta inicialmente o estudo e explanação do suplício no século XVIII como maneira de punição aos condenados. Ele narra com riqueza de detalhes a tortura, suplício e esquartejamento de um parricida chamado Damiens, em 1757, e expõe dois documentos que evidenciam dois estilos penais diferentes.

O que Foucault fala sobre a disciplina?

A disciplina se vale da vigilância como um de seus mecanismos mais eficazes. Foucault mostra que efeitos de poder, tais como o autocontrole dos gestos e atitudes, são produzidos não somente pela violência e pela força, mas sobremaneira pela sensação de estar sendo vigiado.

LEIA TAMBÉM:   Como declarar recebimento de emprestimo de pai para filho?

O que é panóptico para Foucault?

– Como o próprio nome diz, panóptico nos remete à ideia de visão total, sendo que “pan” significa tudo e “óptico” visão. Nele, Foucault estuda as instituições disciplinares da sociedade moderna, que tem como modelo de panoptismo o conceito de prisão criado no século 18 pelo também filósofo inglês Jeremy Bentham.

Qual a função social da disciplina tal como apresentada no capítulo corpos dóceis do livro Vigiar e punir de Michel Foucault?

A docilização dos corpos pela disciplina visa tornar as pessoas “boazinhas”, sem lhes dar um espaço de reflexão acerca de sua posição na sociedade ou no mundo.

Qual a principal obra de Foucault e como ele analisa a questão do poder?

Vigiar e punir: livro sobre a história das instituições disciplinares, da punição, do poder disciplinar do corpo e das cadeias como formas de aplicação da disciplina por excelência.

O que é a disciplina segundo Foucault e como está afeta os corpos estudantis?

Para tanto, ela se caracteriza por métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo e que realizam a sujeição de suas forças, impondo-lhes uma relação de docilidade/utilidade. A função da disciplina é se apropriar do corpo com a finalidade de aproveitar o máximo de suas potencialidades (FOUCAULT, 1991).

Como podemos explicar o controle disciplinar dos corpos?

A modelagem dos corpos atribui caracteres de docilidade, tornando o corpo útil e produtivo ao aumentar sua submissão e obediência. Seria, portanto, uma política de coerções, uma ideologia calculada no detalhe que tem como finalidade o controle e modelagem de atitudes, gestos e comportamentos.