O que e a Operacao Condor?

O que é a Operação Condor?

A Operação Condor, formalizada em reunião secreta realizada em Santiago do Chile no final de outubro de 1975, é o nome que foi dado à aliança entre as ditaduras instaladas nos países do Cone Sul na década de 1970 — Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai — para a realização de atividades coordenadas, de …

Qual era o objetivo da Operação Condor Brainly?

O objetivo da operação era debelar estruturas de organizações político-revolucionárias de orientação comunista a partir do compartilhamento de informações dos sistemas de inteligência e da ação conjunta das forças de repressão desses países.

Quais eram as principais ações da Operação Condor?

O objetivo principal da Operação Condor era lutar contra o comunismo e impedir sua expansão na região por meio do intercâmbio de informações sobre subversivos entre os países envolvidos para reprimir movimentos guerrilheiros armados como Tupamaros no Uruguai, Montoneros na Argentina, MIR no Chile, ALN no Brasil, ou …

LEIA TAMBÉM:   Qual a classificacao do Tombense?

Qual o principal objetivo da Operação Condor em solo Latino-americano?

O objetivo principal da Operação Condor era integrar os serviços de inteligência e de repressão aos grupos revolucionários de orientação comunista atuantes no continente latino-americano desde o início dos anos 1960.

Como foi a Operação Condor no Brasil?

A Operação Condor foi uma aliança entre as ditaduras militares da América do Sul, na década de 1970, para combater o comunismo e os opositores a esses governos. Essa operação consistia na coleta de informações sobre os opositores e nas ações violentas contra eles.

O que foi a Operação Condor quais seus objetivos e resultados?

A Operação Condor ou Plano Condor foi um sistema de troca de informações e prisioneiros entre as ditaduras de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O plano Condor contou com apoio logístico dos Estados Unidos e seu objetivo era controlar os opositores das ditaduras no Cone Sul.

O que foi a Operação Condor e como ela refletiu no ambiente político brasileiro?

A Operação Condor foi uma aliança estabelecida formalmente, em 1975, entre as ditaduras militares da América Latina. O acordo consistiu no apoio político-militar entre os governos da região, visando perseguir os que se opunham aos regimes autoritários.

LEIA TAMBÉM:   Qual eo numero da harpa porque ele vive?

Quais as consequências da Operação Condor?

5 – Quais as consequências da Operação Condor? Segundo os arquivos do terror, descobertos pelo advogado Martín Almada no Paraguai em 1992, a Operação Condor deixou um saldo de 50 mil mortos, cerca de 30 mil desaparecidos e 400 mil presos políticos.

Qual a participação do Brasil na Operação Condor?

A participação do Brasil O Brasil apoiou os golpes militares em pelo menos três países da região: Bolívia, em 1971; Uruguai, em 1973; e Chile, no mesmo ano. Já existiam, portanto, estreitas ligações entre as ditaduras latino-americanas.

Qual a relação da Operação Condor com a ditadura militar no Brasil?